Área do Integrador

NotíciasComo a casa inteligente vai mudar o setor de construção civil?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A tecnologia de casa inteligente será um dos negócios mais cobiçados na construção civil brasileira no próximos anos. Saiba porque investir desde já!

Você já parou para pensar o quanto a tecnologia evoluiu nos últimos anos?

Há cinco anos, muitos brasileiros dependiam hotéis, táxis ou precisavam ligar para o restaurante para pedir seu lanche favorito. Hoje, tudo pode ser feito direto do smartphone!

Neste processo de evolução, a construção civil também não ficou para trás. Além da contenção de desperdício e o uso de materiais “verdes”, destacamos a expansão de soluções de casa inteligente.

As soluções de automação residencial são tecnologias para o gerenciamento autônomo do consumo energético e comando de equipamentos automatizados.

Através de sistemas de energia integrados a dispositivos de automação – módulos, relés e cabeamentos – e infraestrutura de rede, todo um imóvel se torna controlável por seus moradores.

O que era tema de ficção científica, já possui relevância comercial no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o mercado pode ter potencial de 1,8 milhão, uma cifra crescente com a expansão da automação wireless.

Todo este potencial tem justificativa! Devido às suas características intuitivas , os recursos de uma casa inteligente são oportunidades de ouro a serem exploradas por futuros instaladores.

Que tal se inteirar sobre o assunto? Nesta postagem, destacamos oportunidades que farão as casas inteligentes serem uma tendência irreversível na construção civil.

Melhoria no consumo de energia elétrica e iluminação

Gerenciamento de energia em casa inteligente

A otimização do gasto em energia elétrica é um fator importante para a atração de consumidores interessados em smart home.

Sem dúvidas, a sustentabilidade não é apenas questão de estilo de vida, mas contenção de despesas de energia em casa. Recentemente, os repetidos reajustes de bandeiras tarifárias e intensos ciclos de estiagem, mostraram a importância do consumo eficiente.

Hoje, as residências respondem por 30% do consumo energético no Brasil (EPE), número que se manteve crescente, mesmo com a redução total da carga consumida.

Embora esta tendência seja um indício de retomada econômica, é preciso ressaltar que o desperdício ainda responde por 10% deste volume. Um imenso potencial a ser contido com métodos eficientes de casa inteligente!

As soluções em automação dão grande autonomia para a iluminação, em especial, pela dimerização de lâmpadas. Com instalação de dispositivos para controle de variação de luminância em casa, é possível uma redução de grande impacto no total.

Além disso, este recurso de casa inteligente otimiza seu funcionamento em relação à luz externa, economizando também em climatização e com uso de cortinas motorizadas.

Os instaladores e construtores só tem a ganhar com estas soluções domóticas. Além da contenção de custo, este método propicia a personalização estética, trazendo beleza e unicidade em cada projeto luminotécnico instalado.

Diferenciando sua oferta com a climatização inteligente

Controle de ar-condicionado em casa inteligente

A climatização tem enorme importância para indústria nacional, alcançando um lucro anual estimado em R$ 32 bilhões. Diretamente ligado à ambientação em casa inteligente, estes sistemas estão ganhando cada vez mais atenção de instaladores.

Não obstante, manteve estabilidade de vendas nos últimos anos. Agora, a expectativa é que as vendas aumentem em 20% em relação à 2016, segundo a Associação Sul-Brasileira de Refrigeração em Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

Estimulado pelas altas temperaturas dos últimos anos, o interesse do usuário favoreceu a entrada de novos profissionais no setor, o que criou um cenário de saturação.

A quantidade crescente de empresas têm reduzido cada vez mais o faturamento com instalação. Para agravar este cenário, os instaladores técnicos tem sofrido perda de valor de seu serviço por profissionais sem qualificação.

Neste cenário, a diferenciação é essencial para que as melhores empresas sobrevivam, o que pode ser encontrado em uma solução de climatização inteligente.

Os ar-condicionados cumprem papel importante em uma casa inteligente, através da associação de sensores e emissores infravermelho. Fáceis de automatizar, reagem autonomamente à alteração de temperatura em imóveis, economizando energia elétrica.

Para comandá-los, nada dos velhos controles remotos: os aparelhos são ajustados de forma remota através de aplicativos para tablets e mobile. Muito mais interessante ao usuário, que se torna apto a acionar estes aparelhos onde quer que esteja.

A utilização de automação com certeza agregará valor único aos negócios de climatização nos próximos anos.

Explore o mercado de áudio e vídeo com automação

Videogame e TV para automação de áudio e vídeo

Os recursos de automação de áudio e vídeo tem grande aceitação pelo consumidor, pois unem o conforto e controle da da casa inteligente direto ao smartphone.

Primeiro, por que o consumo de aparelhos de áudio e vídeo já é recorrente pelo mercado interno, especialmente televisores, videogames e sistemas básicos de home theater.

Do ponto de vista de interfaces, maioria dos consumidores já está adaptada à sua usabilidade e a tecnologia de aplicativos. Ao todo, o Brasil possui cerca de 280 milhões de conectáveis tablets, laptops e smartphones – segundo a Fundação Getúlio Vargas.

A automação de áudio e vídeo tem um cenário propício para o sucesso de instaladores, sobretudo com a popularização de soluções de automação sem fio, cada vez mais acessíveis.

Estes sistemas basicamente dispensam obras na estrutura do imóvel, sendo necessário apenas o investimento no alcance da rede wireless do consumidor. Assim, o serviço de instalação se torna fácil e adaptável aos mais diversos tipos de projetos de imóveis.

Para automatizar todo o áudio e vídeo, também são utilizados emissores infravermelhos e learning de controles remotos. Com poucas configurações nos aplicativos de automação – feito pelo instalador ou o próprio cliente – os aparelhos tornam-se controláveis no mobile.

Logo, a automação residencial se torna intuitiva mesmo para profissionais com pouca experiência em Tecnologia da Informação, como arquitetos e decoradores!

Este é um excelente complemento para instalações de salas dedicadas ao áudio e vídeo, pois habilita o controle integrado de aparelhos, iluminação e climatização em conjunto.

O que pode ser interessante para explorar outros projetos não residenciais, como auditórios e espaços com áudio e vídeo dedicado, como lojas e templos religiosos.

Segurança residencial: um setor consolidado!

Câmera como recurso de vigilância de casa inteligente

Os sistemas de segurança são a tecnologia em casa inteligente mais estabelecidas no Brasil. Contando com mais de 28 mil profissionais no setor (ABESE), possui demanda crescente frente aos graves dados de insegurança pública registrados.

O roubo de casas têm sido uma preocupante ocorrência para polícias estaduais, com o surgimento de organizações especializadas nestes crimes. Para ter uma ideia, a Secretaria de Segurança de São Paulo registrou aumento de invasões de 172% em 2017 na capital paulista!

Muitas invasões acontecem em condomínios e casas, aproveitando brechas e momentos de ausência prolongada, como férias de verão e viagens. Situações que podem ser prevenidas, com uma casa inteligente integrada com automação residencial!

Hoje, os integradores contam com fabricantes com produtos wireless, integrados a alarmes, sensores de monitoramento, câmeras IP e DVR. O ponto negativo, no entanto, é que muitos profissionais optam pelas mesmas marcas, diminuindo o valor de sua instalação.

Existe também, outro desafio neste cenário: as empresas precisarão diferenciar mais sua oferta, de forma que seja atrativa para clientes que preferem uma instalação autônoma.

Muitas empresas podem contornar este problemas, optando por soluções de casa inteligente. A automação é uma oportunidade lucrativa e assertiva para estas empresas, por alguns fatores exclusivos:

  • Instalação elétrica e rede similar aos sistemas de segurança wireless;
  • Integração com câmeras IP, alarmes e sirenes;
  • Recursos complementares, como persianas externas e simulação de presença.

Com a utilização de uma solução de casa inteligente completa, muitos instaladores terão acesso ao mercado de smart home oferecendo produtos contextuais para sua carteira de clientes.

Conclusão

Sistemas controláveis em casa inteligente

O conceito de casa inteligente já possui grande impacto para profissionais que trabalham na construção civil. Já podemos ver um reflexo desse interesse em Domótica, com os diversos cursos que estão surgindo em universidades e associações, como a Aureside.

As smart homes ainda são vistas como produtos high-end, de alta complexidade e preço elevado pelo público.

Entretanto, este panorama está mudando radicalmente, com o avanço de sistemas de automação wireless, flexíveis e de baixo custo de entrada ao usuário.

Portanto, aconselhamos que agora é a hora certa para investir em automação residencial.

Sem dúvidas, a melhor maneira de iniciar é se associando as melhores marcas de casas inteligentes disponíveis.

Com uma solução de qualidade – isto é, que trabalhem todos os princípios destacados -, seu negócio estará apto para faturar neste segmento.

Ficou interessado? Conheça outras vantagens de se tornar um integrador de automação residencial nesta postagem.



Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

r.ramos