Área do Integrador

NotíciasComo automatizar cortinas motorizadas com as soluções Neocontrol!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Saiba como automatizar cortinas motorizadas e tornar seus projetos ainda mais completos e sustentáveis!

A automação de cortinas motorizadas é uma aplicação essencial para criação de projetos de smart home sustentáveis. O controle de insolação em casa realmente possui efeitos consideráveis na redução da conta de luz. Apenas a utilização de motores tubulares pode reduzir de 5 a 15% no consumo de energia de uma residência.

O uso de cortinas automatizadas permite não apenas reduzir o ofuscamento e o excesso de calor dentro de casa. Os motores tubulares possibilitam que o integrador de sistemas ou arquiteto personalize totalmente seu projeto com diversos modelos de cortina. Tudo com a comodidade de ajustar o funcionamento a partir de celular ou tablet.

A automação de motores tubulares para persianas também é bastante flexível, pois pode ser adaptada para ambientes de empresas e escritórios. A criação de projetos integrados com cortinas automatizadas torna seus projetos muito mais criativos (e lucrativos!).

Afinal, como utilizar estas soluções para criação de seus projetos?

Nesta postagem, mostraremos como automatizar cortinas elétricas e os benefícios da automação deste sistema!

Cortinas e persianas automatizadas
A automação wireless não depende de relés, enquanto a automação cabeada possui alcance ilimitado

Os motores tubulares são utilizados exclusivamente para cortinas automatizadas. Seu funcionamento ocorre através de cilindros, que são instalados para se movimentar como rolos onde os aparelhos são encaixados. A instalação é totalmente técnica, feita diretamente pelo integrador ou revendedor de cortinas. Estes profissionais também se ocupam de fornecer centrais e módulos, para comunicação autônoma entre motores e sistemas.

A comunicação entre os motores de cortinas e centrais de automação é feita através de protocolos de automação comuns aos sistemas ou por contato seco. A comunicação quando baseada em radiofrequência, infravermelho ou serial, permite o controle dos motores de uma maneira mais completa e integrada, além de disponibilizar outros comandos além do simples abrir e fechar, como bascular, short up e short down etc. Isto também é essencial para o agendamento de cenas, o que fará o ambiente se tornar sustentável e automatizado.

Para o controle manual da automação, as interfaces são diversas, variadas com a capacidade fornecida por cada fabricante. Em resumo, destacaremos as principais.

  • Ajuste de cortina por aplicativos mobile;
  • Controle remoto de motores tubulares;
  • Assistentes de voz;
  • Interfaces de parede.

Com a informação transmitida da central aos motores tubulares, as cortinas motorizadas abrem e fecham sozinhas! Existe ainda a possibilidade de agendar horários e desligá-las por completo (master off ou ajuste direto) de forma remota pelos dispositivos mobile.

Muitas destas funcionalidades também são utilizadas na automação corporativa, especialmente em escritórios e áreas externas. A mesma tecnologia de motores tubulares é utilizada em persianas maiores e toldos, com integração a sensores solares externos. Com a facilidade de centralizar toda a automação em um mesmo sistema, esta solução é tão econômica quanto a residencial.

RTS: Radio Tecnologia Somfy™
Os motores de cortinas motorizadas Somfy são ideais para automação residencial

Líder mundial em motores tubulares, a Somfy desenvolveu sua própria radio tecnologia de comunicação entre dispositivos e centrais de automação. A RTS – Radio Technology Somfy™– foi criada como protocolo entre cortinas elétricas, controles e interfaces de parede. Além disso, a tecnologia faz a transmissão de sensores solares, vento e chuva com centrais, garantindo o funcionamento inteligente do sistema.

O RTS Somfy é omnidirecional, sendo transmitida em um raio de 20 metros a partir da central de automação. A radiofrequência é utilizada principalmente em cortinas elétricas, mas também é usada em outros equipamentos da marca. Telas externas e toldos podem ser controlados pelos sistemas, assim como os motores de persianas.

As interfaces de controle Somfy facilitam a configuração para o usuário, permitindo comando individual ou multicanal das aplicações do sistema. Para isso, desenvolveu o controle com a função My™, que facilita o acionamento de comandos pré-ajustados pelo usuário. Ao todo, os dispositivos com motores Somfy podem ser ajustados por até 12 interfaces diferentes.

Os sistemas de automação Neocontrol, além da Radio Tecnologia Neocontrol (RTN), utiliza o RTS para controle de motores tubulares para persianas e cortinas. Com a integração entre subsistemas, as soluções Minibox WiFi e Module fornecem alta customização e eficiência energética para projetos de automação.

Além das interfaces de cenas comuns, o integrador de sistemas Neocontrol também pode sincronizar o Google Home e Amazon Echo. Desta forma, a configuração de cenas é ainda mais autônoma ao usuário, que pode usufruir de todas as tecnologias em um só sistema de smart home.

Como automatizar cortinas e persianas elétricas

Preparado para configurar as cortinas motorizadas do seu projeto?

A configuração de cortinas motorizadas no software Module Data é bastante prática e flexível ao integrador de sistemas Neocontrol. O software permite o gerenciamento de motores Somfy em até 16 canais de configuração de cargas em aparelhos com tecnologia RTS. Cada um deles, permite a instalação de múltiplas cortinas elétricas sob o mesmo controle.

A maior vantagem deste recurso é possibilitar que o integrador personalize totalmente sua instalação de automação residencial. Também facilita a criação de projetos de dimensões amplas e mais equipamentos controláveis – como persianas motorizadas em escritórios. Tudo vai depender de sua criatividade e necessidades de seu cliente final.

Para a instalação correta, selecione seu canal de instalação e aperte o botão do controle do motor tubular configurado por dois segundos. Se estiver tudo correto, o motor executará a movimentação da cortina e pedirá confirmação no software. Veja no vídeo abaixo.

Uma vez configurado, é hora de customizar as ações de cenas do sistema. Através do Module Data, você poderá adicionar movimentos simples (subida e decida) até ações de basculares e personalizada (My). Toda a administração de cenários pode ser feita pelos aplicativos da automação ou interfaces configuradas ao sistema (assistentes de voz, smart TV, Apple Watch).

Contudo, é preciso que a definição de ambientes e controle de cargas esteja ajustada, além de conhecimento técnico do integrador. Se você quer saber mais sobre estas funções, clique aqui e inicie a certificação Module. Você terá acesso às aulas digitais gratuitas sobre nossos softwares de gerenciamento e edição Module Data e Module Screen.

Configurando a estrutura de automação

A construção eficiente de uma estrutura de rede é determinante para que a automação leve custo-benefício e valor aos consumidores. Simultaneamente, o controle de cortinas motorizadas deve ser inteligente ao usuário e prático à atividade do instalador.

Neste caso, qual sistema é mais apropriado? Cabeados ou Wireless?

O sistema cabeado Module fornece alcance ilimitado para controle de cargas em motores Somfy. Com compatibilidade para motores de 127V ou 220V, as ligações demandam a utilização de relés e atuadores. Se por um lado, o investimento em infraestrutura é necessário, o alcance para interfaces de cenas é ilimitado. Este fator torna a solução ideal para espaços de até 400 m², como ambientes corporativos.

As cortinas motorizadas são mais fáceis de instalar em sistemas wireless, pois não dependem de ligações de contatos com relés. Também são, evidentemente, mais baratos ao consumidor pois dispensam gastos estruturais – utilizam centrais plug n’ play. Toda a automação de cortinas e persianas motorizadas é feita por módulos de controle de carga ou motores com protocolos de fábrica.

A escolha por sistemas de micromódulos pode ser mais cara, por necessitar de equipamentos individuais. Em contrapartida, os sistemas que contam com controle de motores tubulares levam vantagem por terem escalabilidade.

Ao mesmo tempo que centralizam a automação, permitem a introdução de novas instalações no sistema. Do ponto de vista comercial é excelente ao integrador, que pode oferecer produtos complementares ao usuário. No lado do consumidor, a confiabilidade é muito maior, pois os sistemas são atualizados constantemente sem perder sua capacidade de integração.

Este é o exemplo das soluções Neocontrol. Por dispor de motores tubulares com tecnologia RTS, bastam apenas o ajuste de canais e cenas conforme explicamos anteriormente. Tanto o Minibox WiFi, quanto o Module Compact podem controlar individualmente cortinas automáticas em um raio de 20 metros sem barreiras.

É hora de estilizar seu projeto!
A automação de cortinas motorizadas oferece customização e ubiquidade ao projeto o integrador

Por fim, é hora de falarmos de design e arquitetura associada a tecnologia de motores tubulares! A automação de persianas e cortinas elétricas não limita a capacidade de estilizar seus projetos. Pelo contrário: as persianas motorizadas, brises e cortinas controladas são equipamentos mais funcionais e ubíquos em relação ao espaço da casa.

Com a motorização dos equipamentos, é possível eliminar completamente o uso de pinos e cordas para ajuste manual. No caso da queda de energia, isto não será problema desde que automação esteja a um sistema nobreak. Estes subsistemas – principalmente em redes cabeadas – reservam energia elétrica em curto prazo para funcionamento autônomo dos dispositivos da smart home.

Por conta desta peculiaridade, os integradores precisam se atentar aos demais profissionais envolvidos no projeto da casa, garantindo a sustentabilidade da automação. A redução eficiente de custos de energia também depende de materiais de cortinas e dimensões de janelas. Por exemplo, black-outs que não isolam eficientemente a casa pela insolação aumentam o consumo de energia por ar-condicionado.

Portanto, é preferível criar projetos integrados e optar por soluções que trabalhem com todos pilares de automação. Além de manter a integridade do sistema, isto não reduz a capacidade de customização de seu projeto, seja em seu aspecto técnico ou estético. Hoje, é possível construir casas inteligentes e ousadas, com tecnologia de motores tubulares de aplicações diversas.

A exemplo, os motores Somfy fornecem automatização para dois modelos de cortinas elétricas.

  • Wave – acabamento invisível em ondulações;
  • Convencional – modelo com ondulações não demarcadas.

Os sistemas podem ser personalizados no modo de abertura e combinados com os demais subsistemas da casa para criar cenas mais diversas. Mais uma vez, tudo dependerá da criatividade do integrador! Seja para um cliente comercial ou residencial, toda cadeia de funcionamento de motores tubulares é passível de edição.

Conclusão
As soluções em Neocontrol são ideias para criar projetos com todos pilares de automação, inclusive cortinas motorizadas

Neste artigo, demonstramos como a automação de persianas e cortinas motorizadas é essencial para automação residencial. Não obstante, concluímos que a instalação destes equipamentos favorece a eficiência energética da casa. Por meio do controle inteligente de interfaces e utilização de sensores variados, o gasto inicial é certamente compensado no longo-prazo.

Contudo, em relação ao preço, é preciso ressaltar que quanto mais complexa a automação de janelas, mais custosa ela será. Na venda, é preciso ser franco ao cliente. Em outra mão, não se esqueça de que os benefícios da automação crescem quanto maior for o gasto! As automações mais robustas têm maior alcance, configurações de cenas e integrações com dispositivos.

Em contrapartida, as soluções wireless seguem como um produto que alia conforto com um bom retorno sobre investimento. Servindo como “entrada” para novos clientes ao mercado de automação residencial, ela permite que novos nichos sejam explorados pelos integradores.

Para se destacar, no entanto, o integrador deve contar com os melhores e mais completos produtos disponíveis. Para isso, indicamos a utilização das soluções de automação residencial Neocontrol. Com total integração a tecnologia RTS Somfy, nossos sistemas oferecem softwares e dispositivos de qualidade para projetos de cortinas motorizadas de nossos profissionais certificados.

Interessado em nossas soluções? Cadastre-se no Treinamento Module ou adquira o starter kit Minibox WiFi para se tornar um integrador de automação residencial Neocontrol.



Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91

r.ramos