Área do Integrador

3 tendências da automação para 2019

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Quando falamos em automação, temos que pensar em um setor em constante mudança. Por se tratar do controle conjunto e prático de diversos aparelhos eletrônicos de uma residência ou área comercial, a automação precisa evoluir de acordo com os os avanços tecnológicos.

Ao longo de 2018, vimos a confirmação e crescimento de alguns setores considerados tendências, como os assistentes virtuais Google Home e Amazon Echo e a Internet das Coisas (IoT). Com isso, a automação tem se adaptado às diferentes possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias.

Assistentes virtuais

Em 2018, o MIT deu um passo adiante na relação com assistentes virtuais, lançando um dispositivo capaz de “ler” vozes em nossa cabeça. Batizado de AlterEgo, ele pode ser usado para dar ordens e controlar dispositivos por meio da leitura que os eletrodos fazem de determinadas partes do nosso cérebro. Ainda em fase incipiente de testes, o AlterEgo já deu bastante o que falar e prova que vamos chegar bem longe em termos de automação.

Por outro lado, a Amazon Echo, comandada pela famosa Alexa, teve um crescimento considerável nos lares americanos no último ano. A Google vem correndo atrás e buscado funções inovadoras para seu Google Home. A Apple chegou com seu Apple Homepod, muito mais que um speaker bluetooth, um controlador com uma memória incrível.

Se no Brasil estes aparelhos ainda não são tão difundidos, o controle por voz e a concentração de várias funções em um único aparelho – o telefone celular – é cada vez mais forte.

Por isso, o setor de automação precisa criar controles mais simples e intuitivos, de fácil acesso aos usuários, que concentrem o máximo possível de aparelhos em um único lugar.

Automação em espaços compactos

Com a popularização da automação, a ideia de que o sistema só funciona em grandes espaços está sendo derrubada. Hoje, apartamentos e espaços mais compactos já podem sonhar com seu próprio sistema de áudio, vídeo e iluminação, além de controle de aparelhos.

Essa tendência se acelera com a saída tardia da casa dos pais, fazendo com que solteiros ou jovens casais mais estáveis procurem apartamentos com mais facilidades. Outro fator de influência é a automação como investimento em um apartamento econômico. Mesmo que a princípio o projeto possa parecer mais caro, esse novo público já consegue enxergar valor e comodidade a longo prazo.

Para estes ambientes, o ideal é criar um sistema de automação mais enxuta, focada nas necessidades mais imediatas dos moradores e, preferencialmente, controlada por wi-fi.

Praticidade, comodidade e usabilidade são o foco aqui.

Internet das coisas e a segurança dos aparelhos automatizados

A principal preocupação com uma casa é que ela seja segura. Com a expansão da internet das coisas e o aumento do depósito de informações na computação em nuvem, muitas pessoas ficam receosas de deixarem seus lares nas mãos de robôs e terem suas casas escaneadas.

A proteção das informações deve ser, cada vez mais, uma preocupação da automação. Por outro lado, com a melhora na banda de internet, problemas que eram frequentes pela velocidade de processamento dos dados hoje foram eliminados.

Com a popularização da internet das coisas, aparelhos como pulseiras, speakers ou nosso Cubee viraram aliados no controle da automação e essa simbiose entre as pessoas e suas casas tem deixado o público mais confiante nos processos de automação.

Perspectivas para 2019

Esses três pontos nos mostram uma perspectiva positiva sobre o mercado de automação em 2019. Uma promessa é que o setor também passe a atuar na área de experiência do cliente, quando se fala em automação comercial. A perspectiva de crescimento do setor – que vem numa perspectiva positiva desde 2012 – é de que até 2020 haja um aumento de cerca de 50% no número de profissionais na área. Com certeza, um setor para apostar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.