Área do Integrador

3 Maneiras Para Inovar em Projetos de Automação Para Áudio e Vídeo!

Conheça três ótimas sugestões em automação para áudio e vídeo para utilizar em seus projetos de instalação!

Pense rápido: quantas vezes seus clientes se mostraram interessados em automatizar equipamentos de sala de TV?

A automação para áudio e vídeo é vista quase como um sinônimo de smart home no Brasil. Ainda que o mercado esteja evoluindo, a imagem que a automação de home theater por dispositivos mobile representa é muito forte.

Esta associação nos leva a um interessante cenário: por um lado temos um consumidor que aceita a automação para áudio e vídeo. Por outro, que desconhece quase completamente as demais integrações que um sistema de automação oferece.

Como, então, você pode tornar sua oferta de automação agregada a novos sistemas, a partir do controle inteligente de áudio e vídeo?

Nesta postagem, mostraremos três inovações totalmente integradas as soluções de automação para áudio e vídeo. Estes argumentos ajudarão você a aumentar seu ticket médio e faturar ainda mais com seus serviços de instalação!

Criação de cenas integradas à iluminação e ar-condicionado
Faça seu Projeto de Automação Para Áudio e Vídeo Dinâmico com Novos Recursos

Inicialmente, vamos tratar da integração entre automação para áudio e vídeo e os demais sistemas residenciais e corporativos.

Se você não é um integrador, saiba que as configurações feitas pelo usuário, são feitas por cenas e comandos de automação.

É por meio das interfaces – os aparelhos mobile, TVs, painéis – com aplicativos baixados ou softwares pré-instalados que a automação acontece. Nestes dispositivos, o usuário configura de forma autônoma o comando individual ou conjunto de equipamentos, as chamadas cenas de automação.

Tecnicamente, as cenas correspondem ao ajuste de cargas secas, contato infravermelho, dimerização e demais métodos de acionamento de cargas elétricas.

A utilização deste recurso é o que valoriza a automação em geral. Através das cenas, toda a customização de um ambiente será feita, preparando-o de acordo com as preferências de cada cliente.

É neste aspecto, que elas se tornam interessantes à automação para áudio e vídeo.

De acordo com as preferências do cliente, você pode unir sala com home theater, sistema de ar condicionado e iluminação dimerizada! Trabalhando em conjunto, com a sonorização do ambiente, a experiência de cinema é completa ao usuário!

Existem soluções de automação residencial que vão ainda mais além.

Os melhores sistemas do mercado contam com cortinas automatizadas em motores tubulares, que são fechadas automaticamente por radiofrequência. Um processo totalmente autônomo, através de sensores de iluminação interna e atuadores.

A despeito destas possibilidades, o bom funcionamento do espaço automatizado só será possível depois de um bom levantamento prévio do integrador. Será preciso delinear toda a estrutura de cabeamento, compatibilidade e alinhamento com o projeto arquitetônico e de decoração para um resultado satisfatório.

Com estes passos, a automação para áudio e vídeo não aumentará apenas o conforto, como será mais inteligente e sustentável em termos de consumo energético.

É o que veremos no próximo tópico.

Economia de energia e fim dos controles remotos!
Home Theater é o Item Mais Lembrado na Automação para Áudio e Vídeo

Escolhendo um sistema de automação de áudio e vídeo, o consumidor opta pela solução mais adequada ao seu consumo de energia.

Como apontamos isto?

Primeiro, porque seu uso racionaliza o controle de equipamentos em um só sistema.

Pense na quantidade de produtos que utilizam controle remoto em uma casa. Além da sala de home theater, temos aparelhos de ar condicionado e outros pontos de TV.

Estima-se que apenas um home theater, tenha, em média, de 8 a 12 controles remotos!

Neste caso, a centralização de comandos proporcionada por uma solução de automação é imprescindível. Por meio da instalação de central ou dispositivos de automação, os integradores só precisam cadastrar os equipamentos de áudio e vídeo por código QR ou manualmente nos sistemas.

A partir deste momento, os ajustes de cenas serão habilitados nas interfaces do usuário.

Esta medida também é realmente econômica em energia.

Como ressaltamos no tópico anterior, o uso de automação confere autonomia de cargas energéticas ao consumidor. Por meio de seu aplicativo, ele pode desligar completamente a alimentação elétrica de equipamentos, as chamadas cenas master off.

Diferentemente dos modos standby, que consomem até 15% do gasto mensal de uma casa, estes ajustes reduzem totalmente o desperdício.

Além disso, é o fim da preocupação com o funcionamento de aparelhos ligados, sem que ninguém esteja utilizando. Pelo aplicativo da automação para áudio e vídeo, o usuário recebe o status de cada equipamento automatizado, de forma remota e segura.

Contudo, a capacidade de economia será maior mediante o investimento no projeto.

Embora seu cliente considere o alto investimento inicial um impeditivo, o ideal é demonstrar como o retorno se comprova no longo prazo.

Uma ideia interessante é introduzi-lo pelo uso de automação wireless. Além de mais econômico, é prática e alinhado a expansividade para novos itens de áudio e vídeo.

Gerenciamento de Mídia e Assistentes de Voz
Inovação: Automação para Áudio e Vídeo por Voz

Que tal chegar em casa e preparar sua sala de home theater para ver sua série preferida, com poucos toques no smartphone?

Isto agora é uma realidade com as soluções em smart home!

Os aplicativos de automação de áudio e vídeo possibilitam o gerenciamento de conteúdo associada as demais funcionalidades da casa.

Sem precisar acessar o aplicativo de música ou filmes – como Netflix ou Spotify –, seu cliente pode acioná-los através da criação de cenas. Basta configurar seu funcionamento e associá-los aos projetores, TV e demais sistemas da sala (cortina, iluminação, HVAC).

Os receivers, equipamentos que fazem o chaveamento de conexões e recepção de , home theater, já possuem funcionalidades similares, porém bastante limitadas. Em geral, além do ajuste de volume, fazem o desligamento geral de home theater e sincronização com aplicativos mobile.

Porém, um sistema de automação residencial permite muito mais opções, como videogames, TV por assinatura e ainda, acionamento em interfaces diversas como interfaces de parede smart.

Agora, se o seu cliente busca mais interatividade em sua automação para áudio e vídeo, ofereça a integração com um assistente de voz.

Com o comando de voz, o usuário tem acesso direto às notícias diárias, localizações, receitas, leitura de e-mails e mais opções. Em relação a sua smart home, com a simples ordem ao aparelho, qualquer disparo de cena ou comando individual é feito.

Até agora, o Amazon Echo e Google Home são as melhores opções, embora não sejam vendidos oficialmente no Brasil. Com microfones responsivos – que só precisam de um “OK, Google” ou “Alexa” –, são ideais para automação assistiva e suporte ao usuário.

Embora tenham um preço alto por aqui, são itens com bastante futuro na automação. A exemplo dos smartwatches – que também utilizam comando de voz –, já estão presentes nas melhores soluções inteligentes do mercado.

Dica Bônus: fique de olho no multiroom!
Multiroom são Projetos Altamente Lucrativos em Automação para Áudio e Vídeo

Caso seu interesse seja a automação high-end, preste atenção nos projetos de multiroom.

Estes sistemas inteligentes capacitam a sonorização de ambientes em múltiplos espaços de um imóvel. Através de cabeamentos integrados à estrutura, controladores via IP e sistemas de automação com RS-232, permitem o controle e ajuste de áudio por zonas.

Com uma instalação robusta, cada cômodo e área externa da casa tem seu próprio som!

Totalmente controlável por aplicativos de automação, o multiroom é uma venda de alto valor para integradores. Para além do home theater, estes projetos requerem grande atenção às especificações técnicas de aparelhos e observações ao projeto elétrico.

Quando instalados junto às soluções cabeadas, necessitam de grande planejamento com os profissionais de obra, pois demandam dutos, amplificadores e cabos segregados.

Por outro lado, os sistemas sem fio demandam home theaters, subwoofers e caixas conectáveis ao Wi-Fi. Provavelmente, seu cliente precisará de ajuda nestas escolhas, logo é um serviço a ser monetizado em sua proposta de trabalho.

Conclusão
Personalize sua Automação Para Áudio e Vídeo com Projetores

A consolidação do mercado de automação para áudio e vídeo já é uma realidade no Brasil.

Embora muitos integradores estejam habilitados à instalação destas soluções, é preciso se diferenciar aos olhos dos potenciais compradores. Como mostramos nesta postagem, esta missão passa por expandir sua oferta para além do sistema de áudio e vídeo.

É hora de destacar a automação como um eficiente investimento de longo prazo.

Em sua ocupação de instalador ou representante, você deve demonstrar que a automação para áudio e vídeo é apenas uma das funcionalidades de um sistema inteligente.

Incorporada às opções de iluminação, motores de cortina e climatização, é que demonstram todo o valor de sustentabilidade e comodidade que oferecem.

No entanto, para que atinja o máximo potencial e excelência em seus serviços, dê opção as melhores soluções do mercado. Somente com sistemas que ofereçam interoperabilidade, suporte adequado e reconhecimento, é que você obterá resultados em projetos de automação realmente integrados.

Mas como proporcionar uma instalação realmente eficiente e satisfatória ao cliente? É o que você verá nas próximas postagens.

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais e assine nosso newsletter para não perder mais nenhuma novidade no mundo da automação residencial!



Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.