Área do Integrador

5 ótimos benefícios do uso de automação de iluminação residencial

Apresentamos cinco ótimas razões para utilizar soluções inteligentes em seus projetos de automação de iluminação residencial

Quais são seus maiores diferenciais no mercado de iluminação residencial? Todos os dias, milhares de consumidores saem em busca das melhores opções para seus projetos de construção civil. A maioria faz por conta própria, enquanto outros apostam na experiência de um bom arquiteto ou designers de iluminação.

Para decidir sua escolha, os motivos são diversos. Existem aqueles que apostaram na parte estética, tendo em vista apenas os modelos de luminária, a beleza e cor de luminância. Em outra mão, estão os clientes preocupados com a economia de energia, apostando na boa performance de seus sistemas energéticos.

Neste cenário, as empresas e lojas de iluminação têm de se desdobrar para oferecer os melhores produtos e instalação técnica adequado. Além disso, se tornou imprescindível estar diferenciado a partir das novas tendências nas áreas de tecnologia e sustentabilidade em arquitetura. Um trabalho e tanto!

Como seria possível combinar inovação e economia de energia, em uma só solução?

Nos últimos anos, a automação de iluminação residencial tem oferecido todas estas qualidades. Com o gerenciamento inteligente de cargas elétricas, os sistemas de automação vêm ganhando destaque internacional como tecnologia de sustentabilidade e de conforto no espaço residencial. Como resultado, este serviço foi o mais demandado por integradores brasileiros em 2016.

No artigo de hoje, destacaremos cinco benefícios que a automação de iluminação residencial pode trazer aos seus projetos. Saiba porque a venda e instalação de automação residencial pode ser um caminho lucrativo para futuros integradores nos próximos anos.

Integração da automação de iluminação residencial com outros sistemas
A automação de iluminação residencial hoje também atua em conjunto com os demais subsistemas das casas

Sem dúvidas, a maior vantagem da automação de iluminação residencial é sua lucratividade no longo prazo, pela venda agregada de produtos. Aqui, estamos referindo a sua capacidade de incorporação progressiva de novos subsistemas domóticos. Em um mesmo projeto, é possível centralizar todo o comando residencial sob a mesma estrutura de módulos ou centrais inteligentes.

Por meio da tecnologia wireless ou rede distribuída, o projeto de automação de iluminação residencial dá suporte às novas instalações. Equipamentos de áudio e vídeo, segurança, cortinas motorizadas e aparelhos de ar-condicionado são integrados por meio de periféricos de automação. Em complemento, sensores de ativação, captação de alterações no ambiente e módulos de controle de carga são instalados na residência.

Uma vez integrados, é possível controlar e gerenciar o funcionamento de todos equipamentos da casa automatizada. São as denominadas cenas de automação, conjuntos de comandos pré-configurados em aplicativos por integradores ou usuários da própria casa.

Desta forma, automatizar a iluminação se torna apenas a “porta de entrada” do profissional em um mercado de múltiplas oportunidades! Todo o know-how adquirido com a automação de iluminação residencial fornece apoio técnico mínimo, que interage de maneira efetiva com a natureza de escalabilidade das soluções e as novas necessidades dos clientes.

Ou seja, consequentemente, torna-se atrativo ao integrador criar projetos de automação flexíveis aos usuários. Visto que os ganhos de valor associados à automação – conforto, status, inovação – são subjetivos, eles se tornam ainda mais apelativos quando os sistemas se demonstram eficientes. Principalmente se a eficiência for traduzida em termos de custo e ganhos sobre o investimento inicial.

Economia de energia = ROI de longo prazo
Eficiência energética e retorno sobre investimento é o lado sustentável da automação de iluminação residencial

O investimento em automação de iluminação residencial pode ser recompensado a longo prazo através da eficiência do consumo energético. Estima-se que os sistemas integrados podem recuperar de 10 a 30% do valor inicial, em uma perspectiva não conservadora dos dados. Sobretudo, por que estes fatores dependerão do tipo de automação utilizado, limitações do projeto elétrico e quantidade de integrações.

As soluções têm se comprovado cada vez mais viáveis e lucrativos ao longo do tempo, pois o custo de automação está caindo. No cenário brasileiro, a automação sem fio representa menos de 1% do valor inicial de obra. A “popularização” tende a baratear ainda mais este custo, pois nem todas as marcas e protocolos de automação estão presentes no mercado.

Os ganhos são ainda mais favoráveis quando tratamos de projetos de retrofit, voltados a atualização de redes de cabeamento. Embora o investimento inicial seja mais caro, ele tem alta durabilidade (em média, 50 anos) e pode valorizar um imóvel em até 20% de seu valor inicial.

Por conservar as características originais de projeto, as construções mais antigas são as mais beneficiadas pelo ROI do retrofit. Principalmente, porque os sistemas permitem opções de automação mais ubíquas – sobretudo wireless – que reduz os custos com demolições e reformas. Além disso, favorece o construtor, na medida em que muitas edificações sofrem restrições legais para modificações mais profundas em seus projetos arquitetônicos.

Se limitarmos apenas a automação de iluminação residencial em si, o custo-benefício é ainda mais vantajoso. Com a simples utilização de periféricos para dimerização e iluminação econômica, é possível oferecer uma solução inovadora ao cliente. Por um lado, otimizando o consumo de recursos e por outro, mantendo a capacidade de personalização do projeto.

Customização com automação de iluminação residencial
Com a dimerização e controle de cenas, a estilização dos projetos é muito mais criativa com a automação de iluminação residencial

O uso de sistemas de automação de iluminação residencial também amplia às possibilidades criativas para designers de iluminação e arquitetos. Principalmente, porque junto à automação todo o espaço do projeto arquitetônico pode ser repensado de maneira mais conceitual e personalizada. Principalmente, se criado de forma integrada, vinculada ao trabalho dos outros profissionais de obra.

Em geral, o projeto de automação de iluminação residencial é feito ainda na fase de construção. Criado em conjunto com projetistas elétricos, sua competência está em distribuir toda a rede e seus periféricos da forma mais adequada ao perfil do cliente. Embora, o profissional coloque sua “marca” no projeto, todo planejamento é precedido pelo mapeamento de desempenho elétrico, histórico e entrevista com o usuário.

O ponto positivo de todo o processo está na capacidade do sistema de iluminação inteligente consegue atender as duas necessidades. Em primeiro lugar, auxilia o integrador a personalizar os espaços individualmente, com a o nível de iluminação necessária para cada ambiente. Não menos importante, fornece ao consumidor um inventário de possibilidades para customizar seus cômodos, sem prejudicar o desempenho da iluminação.

Por exemplo, vamos pensar em áreas de multitarefas da casa, como salas de estar. Graças ao uso de sensores, dimerização e o controle de cenas, as funcionalidades do ambiente podem ser adaptadas aos eventos ocorridos naquele ambiente.

  • Acionamento automático, de acordo com a diminuição da insolação ao final da tarde;
  • Cenas personalizadas para ocasiões especiais;
  • Simulação de presença, para fins de segurança residencial;
  • Desligamento total para economia de energia além do stand-by (master off).

Além de projetos de iluminação para sala, a automação residencial permite mais recursos para elaboração de projetos arquitetônicos específicos. Por exemplo, a adaptação de iluminação para ambientes de escritórios de casa, os chamados home offices. As possibilidades são diversas ao integrador!

Qualidade e estilo de vida

Saindo do campo da criatividade, o uso da automação de iluminação residencial também auxilia na melhoria da qualidade de vida do usuário.

Quando pensamos projetos de iluminação, não podemos deixar de lado sua influência sobre os moradores da residência. A luz dos espaços tem importância direta na qualidade de vida dos habitantes, afetando a performance e tolerância às suas atividades cotidianas da casa. São diversos ações desempenhadas ao longo do dia, a maior parte delas expostos à luz artificial.

Muitas vezes, quando projetos são tocados sem a participação de designers e arquitetos, diversos erros em iluminação são cometidos. Os consumidores – por não possuírem habilidade técnica – voltam-se apenas a potência como fator crucial para escolher produtos de iluminação. Boa parte deste “mito” também é utilizado erroneamente como critério de economia energética.

Os erros podem custar caro no futuro. A longo prazo, a iluminação inadequada para execução de tarefas prejudica a saúde visual, aumenta a irritabilidade e o desconforto. Em outra mão, estes projetos desconsideram o aproveitamento de luz natural, que facilitaria a economia de energia.

Para a solução destas questões, destacamos como os sistemas de automação funcionam em sinergia completa aos desafios do projeto. Não só considerando a iluminação automatizada – através da dimerização em si –, mas na integração com outros subsistemas de casa. Por exemplo, destacamos como as cortinas motorizadas tem atuação essencial ao sistema, adaptando seu funcionamento à insolação radiada sobre a casa.

Funcionando em sincronia com as condições de tempo e rotinas de moradores, a smart home contribui para que o usuário tenha mais conforto, reduzindo o impacto do consumo sobre o meio-ambiente.

Adaptação ao mercado de automação condominial
Automação de iluminação residencial também é compatível com atividade do integrador em condomínios

Por fim, destacamos que a automação de iluminação residencial oferece a probabilidade futura de expansão das atividades do integrador em automação condominial. Através dos mesmos componentes oferecidos na automação de ambientes únicos, é possível automatizar áreas coletivas e externas de prédios.

A demanda por serviços em condomínios encontra um mercado consolidado no Brasil. Contudo, as soluções em automação residencial por vezes, seguem um padrão stand-alone ou específicos. Existem produtos de controle de iluminação que contemplam apenas sistemas autônomos, com funções de ligar, desligar e dimerização. Em outro setor, os produtos destinados para segurança residencial concentram-se apenas em câmeras, sensores e alarmes.

Em contrapartida, as soluções inteligentes permitem centralizar a automação em um sistema único de comandos. Após a instalação técnica adequada, todos os subsistemas e seus status de funcionamento estarão disponíveis nos aplicativos da automação. A depender da solução, o controle também se estende a irrigação de jardins, acesso de garagens e portões.

Conclusão

O mercado da automação de iluminação residencial está se diferenciando. Hoje, com o aumento da capacidade de integração das soluções nacionais, os integradores podem oferecer um serviço completo de gerenciamento residencial. São dezenas de possibilidades de configurações, que colocam todo potencial de controle de equipamentos nas mãos do usuário final.

Esta qualidade valoriza o mercado da automação residencial, à medida que populariza seu uso para o público geral no Brasil. Embora, o produto continue bastante vinculado a ideia de luxo, progressivamente, veremos que valores comprovados, como a comodidade e usabilidade, serão mais apelativos para a compra.

Nos próximos anos, com a preservação do meio-ambiente ainda mais em pauta, os sistemas de iluminação inteligente se tornarão essenciais na construção civil. Pela sua fácil inserção na arquitetura sustentável, as soluções terão uma demanda crescente de projetos no longo prazo. Vale ao integrador se organizar desde já, se qualificando técnica e comercialmente para as boas perspectivas de lucro no futuro.

Interessado em saber mais sobre automação residencial? Assine nosso newsletter e receba nossas novidades direto no seu e-mail.



Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.