Área do Integrador

5 interfaces de automação wireless para utilizar no Minibox Wi-Fi

Veja cinco integrações de interfaces de automação que mostram porque o Minibox Wi-Fi é o sistema wireless mais completo do mercado brasileiro.

Quantas interfaces de automação, você utiliza em seus projetos atuais?

Hoje, o perfil do usuário de tecnologia está totalmente alinhado com a questão da mobilidade e conectividade. Com a expansão das redes wireless e conectam através de seus smartphones, interagindo por meio de redes sociais e comprando em e-commerce. Isto, sem falar em outras utilidades que a portabilidade destes aparelhos proporciona, como informação remota real-time.

Para além da conexão, as redes wireless tornaram os usuários muito mais consciente à tecnologia que consomem. É imprescindível que os produtos ofereçam conforto, usabilidade e sustentabilidade, do ponto de vista do custo-benefício. Sobretudo, se tratando de soluções avançadas, como os sistemas de automação residencial.

Neste momento, é que chegamos a importância do uso das interfaces de automação residencial. Com a expansão da automação wireless, toda a potencialidade dos sistemas pôde ser explorada. Toda infraestrutura não-cabeada, baseada em centrais e periféricos integrados por meio de protocolos, “popularizou” o acesso às soluções.

Não obstante, as interfaces de automação são dispositivos essenciais para que uma residência automatizada seja intuitiva ao usuário. Utilizadas na configuração de cenas, estão disponíveis em diversos modelos. Contudo, nem todos os sistemas oferecem a mesma variedade, qualidade e capacidade de adaptação ao consumidor.

O Minibox Wi-Fi é a plataforma wireless brasileira que mais se destaca neste ponto. Com capacidade para integração de todos os sistemas residenciais – iluminação, ar-condicionado, segurança, áudio e vídeo, cortinas motorizadas –, também é a que mais oferece interfaces de automação ao usuário.

Nesta postagem, apresentaremos cinco interfaces que fazem do Minibox Wi-Fi, o sistema de automação wireless ideal para seus projetos.

Smartphones e tablets

As interfaces de automação touch screen são os dispositivos com maior portabilidade, pois utilizam aplicativos desenvolvidos para cada sistema de automação. Desenvolvidos para ajuste remoto de cenas, os softwares permitem configuração de todos os sistemas residenciais a partir de perfis únicos de usuários.

A aplicação do Minibox Wi-Fi – disponível nos sistemas operacionais iOS e Android – é um app pré-configurado para a instalação. A grande vantagem deste processo, é que diferente da solução Module, não são necessários softwares para edição e gerenciamento de cargas do sistema de automação.

Especialmente para novos integradores de sistemas, o conhecimento em Programação não será necessário! Todo o processo de ajuste de cargas secas, infravermelho (Micro IR) e cortinas motorizadas será feito pelo aplicativo.

No primeiro passo, a configuração dos periféricos (módulos, sensores e atuadores de cenas) depende apenas do pareamento inicial da central de automação com a rede wireless da casa automatizada. Concluída esta tarefa, o integrador pode configurar as cenas ou ambientes do projeto para comando em conjunto da automação.

Do lado do usuário, o aplicativo traz funcionalidades exclusivas que tornam a interface de automação muito prática de utilizar. Após a instalação dos dispositivos, o processo de configuração de cenas se torna independente do integrador. Dentre elas, podemos destacar:

  • Gerenciamento de status de dispositivos, garantindo controle sobre energia e funcionamento dos mesmos
  • Notificações push integradas à reação de eventos em sensores de portas e janelas;
  • Capacidade de configuração de até 150 cenas de automação.

Desta forma, a utilização de aplicativos é uma das preferidas dos integradores Neocontrol, pois aliam praticidade técnica de instalação e autonomia ao usuário. Além disso, é a solução mais apropriada para clientes que buscam projetos de automação mais enxutos, como espaços comerciais e escritórios.

Interfaces de parede
A família Keypad são uma das interfaces de automação para paredes da Neocontrol

Sem dúvidas, as interfaces de automação mais tradicionais em smart home são as interfaces de paredes. Facilmente integradas à infraestrutura do projeto de automação, substituem as velhas tomadas interruptoras por teclados inteligentes para disparo de cenas. Os dispositivos oferecem grande ubiquidade para integração entre sistemas e espaço físico da residência.

Como parte da solução Minibox Wi-Fi, a Neocontrol oferece a interface de automação Slim Touch. O dispositivo é configurado para acionamento touch screen

Assim como a Slim Touch, outras interfaces que utilizam a Radio Tecnologia Neocontrol podem ser conectada ao Minibox Wi-Fi. O Keypad Dimmer, interface para dimerização de iluminação wireless e o Keypad Slim, para disparo de até oito cenas. Todas possuem fácil instalação ao integrador de sistemas, pelo cadastramento no sistema de automação através de código QR.

Além do controle da residência, estas interfaces reduzem o custo de obra e sendo interessantes para arquitetos e designers de interiores. Principalmente, por que exploram a flexibilidade oferecida pela automação wireless na construção de projetos arquitetônicos e que não podem ser alterados na planta, como retrofit.

Cubee
O Cubee é  a interface de automação mais interativa do mercado brasileiro

Nenhuma das interfaces de automação no mercado é tão inovadora quanto o Cubee.

Este dispositivo, exclusivo das soluções Neocontrol, é um cubo para acionamento de cenas pré-configuradas pelo integrador de automação. Com design inovador e alimentada por quatro pilhas AA, é uma interface adaptável e interessante a diversos projetos do integrador.

Primeiro por sua facilidade de instalação. Para o funcionamento no Minibox Wi-Fi, o Cubee precisa ser cadastrado no aplicativo pelo instalador. Como? Basta carregá-lo com as pilhas e agitá-lo de cima para baixo para que envie uma mensagem ao sistema de automação. A partir deste momento, você só precisa pareá-lo ao sistema e configurá-lo para as cenas de automação.

Muito prático, não é mesmo?

Em segundo lugar, por sua capacidade de adaptação aos diversos públicos da automação. O Cubee configura até quatro cenas de automação, uma para cada lado do dispositivo. Caso usuário queria uma cena, precisa apenas manuseá-lo com a face do cenário escolhido.

Esta aplicação tem uma usabilidade tão intuitiva, que pode ser explorada em nichos do mercado, como a automação assistiva.

Além desses fatores, o Cubee é uma das interfaces de automação que mais agrada nossos entusiastas de tecnologia. Atualmente, a Neocontrol fabrica a quarta geração do produto, agora com alimentação por pilhas descartáveis de tipo AA. Além de bastante ergonômico, o Cubee possui diversas versões personalizadas de acordo com o gosto do cliente final.

Se você quer saber mais sobre o Cubee, baixe agora o manual sobre a interface neste link.

Amazon Echo
Interfaces de automação por voz, como o Amazon Echo pode ser utilizada em seu projeto

Desde o início dos anos 2000, muitos entusiastas esperaram ansiosamente a popularização do uso de voz para comandos de equipamentos. Contudo, a tecnologia e o público não eram maduros para o produto.

Em 2014, a hora dos assistentes de voz finalmente chegou. Com a evolução da Internet das Coisas e da comunicação machine-to-machine (M2M), as principais empresas de software do mercado investiram em hardware de voz para assistentes. Pioneiras, a Alphabet e a Amazon lançaram o Amazon Echo e o Google Home, voltando suas atenções ao mercado de casas automatizadas.

Embora o segmento de interfaces de automação por voz seja prioritário a estes players, diversas marcas de sistemas de automação passaram a integrá-los em suas soluções. Em 2017, foi a vez da Neocontrol integrar os dispositivos a solução de automação wireless Minibox Wi-Fi. Pela primeira vez, um sistema low-end brasileiro contava com a automação residencial por voz!

Para integração dos aparelhos ao sistema, são utilizadas skills disponibilizadas no site da Amazon.

Após ativar o modo online do sistema de automação, basta habilitar a skill Neocontrol Pro e inserir o código fornecido no aplicativo da automação. Veja a demonstração no vídeo abaixo.

Com este simples processo, seus projetos de automação ficarão ainda mais poderosos. Os assistentes de voz são ideais para o mercado de automação assistiva, pois podem ser utilizados por públicos com mobilidade reduzida. Além dos benefícios da integração ao Minibox Wi-Fi, o Amazon Echo facilita o acesso à internet e a conteúdo de entretenimento.

Embora ainda não esteja oficialmente no Brasil, novas versões econômicas do produto logo chegarão ao país, especialmente sua versão Dot. Vale a pena prestar atenção nestas interfaces de automação e contar com uma solução madura em gadgets de voz.

Apple Watch
O Apple Watch é uma das interfaces de automação mais integradas com o conceito de Internet das Coisas

Lançado em 2014, o Apple Watch é o gadget que lidera o segmento de relógios inteligentes. A tecnologia demorou dar resultados expressivos à companhia, mas hoje, está integrado aos produtos da marca e aos sistemas de automação residencial. Tanto que você já pode integrá-lo ao sistema Minibox Wi-Fi!

O smartwatch é uma das interfaces mais interessantes em automação atualmente, por conta do ajuste remota de cenas. Através deste recurso, o usuário tem acesso ao status de seus dispositivos, comandar individualmente os aparelhos e aumentar a segurança com simulação de presença, criando impressão de que a casa está em uso.

Sua configuração é bastante simplificada. Para habilitá-lo, basta que o usuário sincronize seu relógio ao sistema Minibox Wi-Fi, por meio de seu smartphone. Todas as funcionalidades disponíveis para no aplicativo mobile também estão habilitadas, como agendamento e utilização de master on e off.

Conclusão

É um momento determinante para que você se torne um integrador de automação residencial.

O uso da automação wireless será determinante para a expansão do mercado de smart home, pois tornará o custo de instalação muito mais barato. Hoje, o cliente que demanda a instalação destes sistemas em um projeto novo, pode fazê-lo por menos de 1% do custo da obra. Ainda, estima-se que a instalação de sistemas sem fio básicos está avaliada em cerca de R$ 5000.

Em outra mão, o interesse em sustentabilidade impulsiona o mercado de automação. Os consumidores estão dispostos a pagar por soluções que reduzam o custo de sua energia, não exija gasto com obras e que sejam fáceis de utilizar. Para profissionais ligados à arquitetura sustentável – arquitetos e designers de interiores –, estes recursos são excelentes para aumentar o valor de seus serviços, como destacamos em artigo passado.

No entanto, apenas as melhores soluções do mercado para uma casa realmente inteligente. Uma solução completa oferece todos os pilares para o controle de casa e interfaces de automação apropriada a cada projeto ou perfil de usuário.

O Minibox Wi-Fi é o sistema wireless ideal para os novos integradores de smart home. Com configuração remota nativa e aplicação pronta para instalação de seus primeiros projetos. Além disso, é a única com central de automação integrada aos motores de cortinas motorizadas Somfy (RTS), líder mundial em motores tubulares. Uma solução completa para automação residencial e corporativa.

Não perca tempo e compre agora seu Minibox Wi-Fi Starter Kit! Além do box completo, você terá acesso a conteúdo exclusivo para instalação e configuração de nosso sistema.



Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.