Área do Integrador

Automação Residencial e Assistentes Virtuais: saiba como potencializar seu projeto

Você já ouviu falar em assistentes virtuais? Sabe o que são?

Muitas pessoas pensam que um assistente virtual é exatamente a mesma coisa que comando de voz. No entanto, este é um dos recursos envolvidos na sistemática do assistente.

Mas, afinal, o que é um Assistente Virtual?

Os assistentes são soluções inteligentes capazes de responder a comandos de texto e voz fornecidos pelo usuário, executando as ações demandadas. Dessa forma, é possível que luzes sejam acesas ou apagadas ou cortinas sejam abertas ou fechadas com um simples comando, por exemplo.

Os assistentes, então, estão relacionados ao conceito de Internet das Coisas, que, conforme já abordado em nosso blog, leva em consideraçãoo fato de que os objetos físicos estão interligados em rede, possuindo capacidade de captação e transferência de dados de sua atividade.

Assistentes Virtuais: conheça os principais

Com o avanço da tecnologia, os equipamentos possuem cada vez mais funcionalidades, tornando-se adaptáveis a diversos ambientes. Assim sendo, os assistentes virtuais são uma excelente opção para quem busca conforto e praticidade. Confira abaixo os principais deles:

 

1.    Google Home

 

O Google Home é considerado por muitos o assistente virtual mais completo, oferecendo o maior número de línguas disponíveis – inclusive português -, o que pode ser considerado um dos principais diferenciais em relação às outras tecnologias. Ainda, por meio do appdo Google Assistant, é possível a interação e configuração de rotinas personalizáveis por meio de simples comandos de texto. Além disso, o Google Home já vem incluso nos aparelhos Androids mais recentes.

 

assistente-virtual-google  

2.    Amazon Alexa

 

A Amazon Alexa é considerada pioneira no contexto de assistentes virtuais, oferecendo excelência no que tange à velocidade de atuação. Apesar de possuir um considerável número de dispositivos homologados, a configuração de cenas é restrita a soluções desenvolvidas com a API da Amazon.

 

assistentes-virtuais-amazon

 

3.     Siri – Apple

 

A Siri, bastante conhecida por muitos, é o assistente virtual nativo de dispositivos Apple (Mac e iOS), possuindo duas vertentes, uma no smartphone, que permite realizar comandos, inclusive mediante integração com aplicativos, e o HomePod, o qual, além de contar com a Siri inclusa, comunica-se com dispositivos homologados.

 

assistente-virtual-siri-apple

 

Assistentes Virtuais e Automação Residencial: qual é a relação?

 

Conforme exposto, a proposta dos assistentes virtuais é simplificar o processo de integração e oferecer mais recursos ao usuário. Nesse sentido, os pilares da automação residencial, quais sejam, economia, conforto e segurança estão intrinsecamente relacionado aos benefícios trazidos pelos assistentes.

Atualmente, as melhores soluções em smarthome estão integradas a um assistente de voz inteligente, de modo que este agrega valor e potencializa o projeto de automação, já que proporciona comodidade e economia de uso.

O que muitos podem não saber é que é possível automatizar uma casa com assistentes virtuais, sem contar com soluções de automação residencial, mas isso é muito mais caro!

Por exemplo, em relação à Amazon Alexa, sem um sistema de automação, o usuário terá que comprar equipamentos com capacidade de configuração smart, o que lhe custará muito dinheiro. Em relação ao Google Home, por sua vez, o assistente não possui um firmware compatível com sinais de radiofrequência para conexões com demais aparelhos. Ou seja, para criar uma rede mesh capaz de controlá-los, é necessário recorrer às centrais de automação residencial.

Nesse sentido, os assistentes virtuais, portanto, irão impulsionar o mercado de automação residencial, visto que interfaces anteriormente configuradas apenas manualmente, poderão ser ativadas via comando de voz e texto.

Então, investir em assistentes virtuais é uma forma de potencializar o projeto de automação, agregando valor e oferecendo recursos que permitirão maior conforto, economia de uso e segurança.

Gostou do nosso artigo? Saiba como a Neocontrol pode ajudar o seu negócio, oferecendo as melhores e mais modernas soluções em Automação Residencial. Seja um integrador!

Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.