Área do Integrador

5 oportunidades para faturar com a automação de ambientes externos!

Conheça cinco oportunidades para a automação de ambientes externos para faturar ainda mais que os seus projetos de casas inteligentes!

Existe alguma vantagem em levar a tecnologias de smart home para outras áreas da casa?

A automação de ambientes é geralmente relacionada ao controle de equipamentos de áudio e vídeo, iluminação e climatização pelos clientes.

Com os sistemas wireless tal percepção ficou ainda mais difundida, já que a estrutura das redes domésticas wi-fi brasileiras priorizam o uso interno. Por outro lado, os clientes estão ganhando experiência de uso, o que facilita a aceitação de novas tecnologias domóticas.

Em conjunto, a Domótica alcançou tão alto nível de gerenciamento, que seus recursos também se estenderam ao campo da automação de ambientes externos.

Não obstante, a associação destes produtos junto aos valores de sustentabilidade e conforto, contribuiu muito para a expansão do mercado de automação residencial.

Mais do que isso, a expansão dos projetos favoreceu seu negócio, aumentando o valor de suas vendas aos clientes. Caso seja arquiteto ou designer especializado, estas soluções podem adicionar técnicas fantásticas para a composição e decoração de ambientes.

Que tal conhecer algumas delas? Nesta postagem, indicamos quatro dicas de automação de ambientes externos que irão valorizar seus serviços de integrador.

Gerenciamento de Luzes Externas
Automação de Ambientes Externos com Iluminação Spot

A iluminação é sempre um elemento essencial para a percepção de conforto do usuário no ambiente.

No planejamento de luzes em áreas externas, isto não é diferente.

Os projetos luminotécnicos são bastante favorecidos pela sua associação com um sistema de automação de ambientes em muitos aspectos. Em especial, destacamos a dimerização de luminárias como a principal funcionalidade para evitar o desperdício e favorecer a customização.

Por meio da instalação de módulos com canais para lâmpadas dimerizáveis em caixas e interruptores, habilita-se o controle de tensão de carga na fonte. O maior benefício desta técnica, no entanto, está na variação automática de fluxo dos luminosos.

Trabalhando junto aos sensores e atuadores de cenas, o sistema de automação de ambientes se torna apto para auto-ajustar a luminosidade!

Somada ao ajuste manual feito pelo usuário nas interfaces de seu sistema – por exemplo, no aplicativo de smartphone -, a dimerização é ótima para o design de seu projeto.

Seja em um projeto de iluminação total ou decorativa, você pode utilizá-las para luzes dramáticas, objetivas ou conceituais com baixo custo energético implicado.

Por exemplo, é possível reduzir a intensidade ou desligar lâmpadas halógenas em postes e balizadores de caminho. Sem prejuízo à visibilidade externa ou a segurança dos moradores, o mesmo pode ser aplicado à áreas de piscina e entradas de garagens.

A utilização de dimerizáveis também tem outras aplicações interessantes para o seu projeto. Confira:

  • Utilização de LED, com controle de cores e intensidade;
  • Composição com backlighting e uplighting em jardins e árvores;
  • Iluminação indireta com arandelas e tartarugas, em entradas de casa.

Por fim, é essencial elaborar um projeto elétrico profissional para o funcionamento da automação de ambientes externos. Por se tratar de uma rede externa, não se esqueça de melhorar a proteção de cabos, aterramento e lâmpadas com alto índice de proteção (IP).

Irrigação de Jardins e Piscinas
Irrigação de Jardim

O gerenciamento inteligente de água não é um dos itens preferidos pelos usuários, mas tem crescente aceitação pelo fator sustentabilidade. As soluções smart water, que já são bastante utilizadas na captação e irrigação no campo, chegaram para as residências.

A irrigação de jardins e gramados é um exemplo destes recursos, com um bom tempo de aceitação no mercado. A partir de ligação com relés de contato seco com bombas hidráulicas, seu projeto estará habilitado para o acionamento de motores.

Além disso, seu cliente pode utilizar este mesmo método para automatizar o funcionamento de piscinas, direto de seu smartphone!

A automação de ambientes permite ainda que o usuário agende o funcionamento destes sistemas hídricos de forma remota. Utilizando cenas domóticas, a operação pode ser feita com outros comandos relacionados, como a iluminação externa.

Caso esteja projetando áreas de lazer, outra boa opção de gerenciamento inteligente de água são as banheiras de hidromassagem. Muitos sistemas oferecem compatibilidade para automatizar ofurôs e SPA, criando uma proposta de alto valor ao cliente.

Sistema de Áudio e Vídeo Externo
Automação de Ambientes Multiroom

O áudio e vídeo sempre foi um dos mercados mais lucrativos para a automação de ambientes e você pode explorá-lo no segmento de áreas externas.

Diversas construções possuem espaços externos para lazer integrados, como salões de festas, terraços e varandas gourmet.

Junto ao mobiliário e decoração personalizada, é muito comum incorporar instalações de home theater, projetores e sistemas de áudio.

Nestes projetos, a integração por emissores de tecnologia infravermelho permite que usuário controle seus equipamentos e faça gerenciamento de mídia (como serviços de streaming de vídeo).

Como destacamos em postagem passada, os sistemas de multi-room são uma das tendências de automação em 2018. Caracterizados pela sonorização em múltiplos ambientes, são a opção mais avançada em tecnologia high-end de áudio e vídeo.

Para projetos de automação de ambientes externos, os multi-room são uma solução que garante alto retorno ao integrador. O preço das soluções ainda é bastante alto – mesmo no mercado europeu e americano – e exige padronização de caixas, receiver e amplificadores.

Contudo, existem instalações de sistemas de áudio e vídeo feitas com caixas wireless sincronizadas por bluetooth ou wi-fi ao home theater.

Além ter um custo de instalação mais acessível – variável à necessidade de cabeamentos, canaletas e suportes – você pode integrá-la à iluminação, criando projetos interessantes para salões e bares.

Conheça no link ao lado, mais dicas para personalizar automação de áudio e vídeo.

Segurança Fora de Casa
Instalação de câmeras em automação de ambientes

Item de smart home quase obrigatório em áreas externas, os sistemas de segurança residencial são tecnologias de grande aceitação no mercado brasileiro.

Na linha de frente, as câmeras de vigilância são o produto que mais se destacam nesses projetos de automação de ambientes externos. Pela custo baixo de aquisição, os equipamentos wireless são os preferidos e geralmente instalados pelo próprio morador.

Porém, somente uma instalação profissional proporcionará a criação de um sistema de segurança completo e livre de vulnerabilidades.

Por exemplo, do que adianta um robusto sistema de vigilância se não existe iluminação adequada para ampla visualização das áreas externas e arredores da casa?

Além das câmeras – com endereçamento de gravador (DVR) -, um mesmo sistema de automação de ambientes pode oferecer interfaces de acesso, sensores de entradas, monitoramento e sirenes de alerta.

Este mix de produtos nas soluções dão autonomia para que o consumidor contrate ou não uma empresa de monitoramento remoto. Ademais, é uma opção para que o integrador utilize estes sistemas como “porta de entrada” de clientes para novos produtos inteligentes.

Toldos Motorizados para Áreas Externas
Toldos Inteligentes em Automação de Ambientes Externos

O uso de toldos motorizados é uma excelente alternativa para áreas de varanda e entradas de casa. Controlados por radiofrequência, são compatíveis com sistemas de automação de ambientes e controle remoto dos próprios produtos.

Esqueça os toldos manuais caros, fáceis de rasgar e com armações de braços frouxas! Estes novos produtos possuem recolhimento autônomo com lonas totalmente esticáveis.

Ainda, os principais fabricantes de toldos motorizados oferecem sistemas tubulares totalmente inteligentes. Dependendo da solução adquirida, seu funcionamento é integrado com dispositivos acionados mediante às intempéries, como sensores solares e de vento.

A velha preocupação com o embranquecimento, comum em tecidos expostos à insolação e umidade constantes, pode ser evitada com a escolha de produtos que utilizam boxes de acondicionamento de lona.

Desta forma, sua oferta de solução de automação de ambientes estará completa para o lazer externo e proteção de áreas anexas aos interiores de imóveis.

Com mais criatividade em suas soluções, os toldos motorizados são uma oportunidade para explorar o mercado de imóveis comerciais, como lojas e bares. Você pode oferecer diferentes opções de automação e faturar ainda mais indiferentes frentes.

Saiba mais sobre como automatizar cortinas e persianas de forma inteligente aqui.

Conclusão
Varanda iluminada na praia

Portanto, achamos que estas dicas irão incrementar muito aos seus projetos de automação de ambientes.

Contudo, é preciso se atentar aos constantes aperfeiçoamentos em automação, sobretudo pelas diversas inovações em sustentabilidade que impactam este setor. É exemplar ver quanto de gerenciamento de energia evoluiu nesta década, reduzindo o impacto ambiental.

Ressaltamos, que, os melhores resultados ao consumidor precisam ser reforçados todos os dias, com o investimento das empresas em aperfeiçoar seus projetos de smart home.

Seja escolhendo uma automação cabeada ou sem fio, já não há mais espaço para erros em infraestrutura de rede, projetos elétricos e desperdício de recursos físicos na obra. O verdadeiro valor da automação se prova com a confiabilidade e manutenção do cliente.

Por hora, a melhor maneira de começar é investindo na capacitação técnica e comercial de seu negócio, se tornando um integrador de automação certificado.

Quer ficar atualizado sobre as novidades do mundo da automação de ambientes? Assine nosso newsletter e receba notícias diretamente em seu e-mail.



Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.