Área do Integrador

Por que a automação sem fio é ideal para se tornar um integrador?

Conheça por que o uso de automação sem fio é a opção mais sustentável e econômica para começar neste mercado.

O uso da automação sem fio facilitou a instalação e venda ao consumidor final pelo integrador

Diariamente, grande parte dos potenciais clientes que buscam nossas soluções estão dando os primeiros passos em automação residencial.

São profissionais de diferentes áreas, como engenharia e arquitetura, iniciando sua primeira experiência empreendedora, entusiasmados com suas oportunidades de negócios futuros.

Embora a automação seja vendida como tecnologia inovadora, muitos demonstram certa incertezas com suas promessas.

O que é perfeitamente compreensível.

Embora o mercado mundial cresça anualmente 12,5%, o mercado brasileiro ainda está se consolidando. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), seu capacidade atual é estimada em 300 mil imóveis, com potencial para 1,8 milhões de residências.

Além disso, existe a dúvida sobre o alcance estimado de público.

Os sistemas cabeados, de fato, consolidaram a automação de alto padrão, permitindo que as principais marcas entrassem no Brasil.

Por outro lado, este modelo de negócio contribuiu para que o produto fosse visto como um “artigo de luxo”.

Mas, o cenário encontrou um novo ânimo com a consolidação da automação sem fio.

Os sistemas de automação sem fio forneceram a flexibilidade de instalação ao trabalho do integrador. Para o cliente, a autonomia dos aplicativos, trouxe mais comodidade. Não menos importante, sua crescente popularização já faz com que não custem nem 1% do investimento em construção de novas residências.

Sabemos, que, se você está começando no mercado de smart home, ainda está identificando as melhores soluções do mercado.

Da mesma forma, o preço é um fato imprescindível para começar a investir.

Por isso, nesta postagem mostraremos ótimas razões para apostar nestas soluções e se tornar um integrador de sistemas.

Instalação e integração facilitada
O uso da automação sem fio facilitou a instalação e venda ao consumidor final pelo integrador

Esqueça a era da complexidade em smart home!

Os sistemas de automação cabeada levam os méritos de performance e robustez de rede, além de outras vantagens exclusivas a estes produtos como:

  • Processamento distribuído, com unidades executando tarefas individualmente;
  • Resistência à raios e anomalias elétricas;
  • Softwares dedicados para edição de aplicativos e gerenciamento de cenas;
  • Escalabilidade maior do sistema.

Contudo, muitos destes recursos não são interessantes inicialmente aos novos profissionais. Pelo contrário, são elementos que podem dificultar suas vendas.

Em primeiro lugar, a automação sem fio permite que os integradores direcionem seu foco exclusivamente na instalação e menos na personalização de sistemas e interfaces.

Ao contrário do mercado high end, as soluções de automação sem fio são em sua maioria descentralizadas em processamento e possuem aplicativos pré-fabricados. Por conta disso, são soluções mais básicas, porém ideais ao consumidor de primeira compra.

Isto também favorece sua proposta de serviço, pois torna a instalação mais rápida e barata ao cliente final. O produto é mais fácil de instalar, tem maior usabilidade e aceitação no mercado.

Em segundo lugar, os gastos com infraestrutura são praticamente zero.

Tudo que o sistema precisa é uma rede de internet Wi-Fi de bom funcionamento de banda. Por meio das centrais plug and play – utilizadas para a integração de dispositivos e interfaces – todo espaço do imóvel será coberto em raio de alcance de até 25 m².

Isto habilita a integração manual de periféricos e o envio de dados entre periféricos da automação sem fio (sensores, módulos, interruptores) e central.

Além deste recurso, outras soluções fornecem a integração por meio de código QR, que identifica individualmente cada dispositivo no aplicativo. O integrador – ou o usuário – precisará apenas reconhecê-lo em seu leitor e habilitá-lo para o funcionamento.

A partir destas técnicas, a automação sem fio terá todo o potencial de controle e conforto oferecido ao usuário.

Economia com climatização
Explore projetos de climatização corporativa e residencial com a automação sem fio!

O controle de ar condicionado por automação sem fio é um ótimo recurso do ponto de vista técnico e comercial.

Por que apontamos isto?

Esta técnica torna seus projetos realmente sustentáveis, explora todo o poder da automação wireless e amplia seu mercado de atuação.

O consumo com climatização é um dos vilões no gasto energético nacional. Calcula-se que só os sistemas de ar-condicionado sejam responsáveis por 22% do desperdício de energia residencial no Brasil. Considerando que o país desperdiça cerca de R$ 12,6 bilhões, é uma quantidade alarmante em recursos financeiros e ambientais.

Existe demanda pela eficiência energética, o que traz uma grande oportunidade para a venda de automação sem fio.

Ao tornar sua residência automatizada, um usuário torna-se capaz de controlar qualquer ar-condicionado em casa, de forma totalmente remota. Basta que tenha acesso à Internet para desligar, por aplicativo mobile, qualquer aparelho que esqueceu ligado em casa.

Neste aspecto, os sistemas de automação sem fio se tornam um negócio interessante para integradores e clientes.

Por um baixo custo de aquisição e sem obras, o consumidor transformará seu imóvel em um sistema de gerenciamento inteligente de energia. Por meio de periféricos instalados junto aos aparelhos, toda iluminação, áudio e vídeo e cortinas motorizadas se tornará hábil ao consumo sustentável.

No longo prazo, o retorno sobre este investimento será evidente – uma economia estimada em energia de até 7% na conta!

Pelo lado do integrador, a instalação de sistemas wireless se torna lucrativa e uma venda escalável. Ou seja, quanto maior a demanda por integração, maior será sua venda agregada e seu lucro.

O mais interessante é que estes serviços são ainda mais explorados, principalmente para salas corporativas com altos gastos em climatização. Com múltiplos ambientes e extensões ainda maiores, fique de olho nas oportunidades de projetos neste setor.

Integração com mercado de segurança
Integre seu sistema de automação sem fio com câmeras IP e Wi-Fi

Prevenir é melhor do que remediar e o mercado brasileiro sabe bem disto quando se trata de segurança residencial.

O segmento possui mais de 26 mil empresas integradoras, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). O setor é bastante diversificado em soluções, envolvendo setores de alarmes, CCTVs e portarias.

Em relação aos instaladores, existem diversos tipos de modelos de negócio no cenário. As principais são empresas especializadas em instalação, suporte e monitoramento pago. Com custo mais alto, oferecem serviço completo e possuem diversos representantes.

Em outra mão, estão fabricantes e instaladores de produtos stand-alone. Embora sejam inteligentes, maior parte destas automações sem fio são basicamente sistemas restritos à poucas funcionalidades em segurança, o que torna os players pouco diferenciados.

Neste ponto, destacamos que por seu valor agregado, a automação sem fio pode ser um ótimo diferencial para novos integradores.

Hoje, os melhores sistemas de automação wireless oferecem funcionalidades compatíveis com aquelas mais avançadas, a baixo custo.

  • Fácil instalação de equipamentos e dispositivos por método IP e protocolos;
  • Integração com sistemas de câmeras, interfaces de acesso e sensores de portas;
  • Monitoramento de status por aplicativos e notificações em tempo real.

Ideal para clientes de segurança e para iniciantes em automação!

Além disto, cabe lembrar de todos os benefícios econômicos que apenas uma residência automatizada oferece. Além de personalizar o consumo individualmente por cenas, é possível “simular presença em casa”, mitigando invasões e arrombamentos.

Saiba mais sobre a automação wireless e segurança residencial clicando neste link.

Controle inteligente de iluminação
Iluminação inteligente tem uma instalação mais fácil com sistemas de automação sem fio

A automação sem fio possibilita que o integrador elabore projetos rápidos de instalação, com qualidade similar às soluções high end.

A automação cabeada conta com mais dispositivos disponíveis, maior resistência a anomalias elétricas e sistemas de fornecimento de energia (nobreak). No entanto, prescindem de módulos de endereçamento e para acionamento de cargas secas, os relés.

Todos estes processos necessitam de treinamento qualificado para integração, que variam de fabricante para fabricante.

Já os sistemas de automação sem fio ou híbridos centralizam a instalação e manutenção, racionalizando o processo ao integrador iniciante. Você não precisará de conhecimento técnico aprofundado, identificará possíveis falhas mais facilmente e dispensará dispositivos que tornam seu produto mais caro.

Isto mesmo, nada de endereçamento individual e dispositivos de relés!

As soluções de automação sem fio permitem o controle de carga por dimerização, com atuadores e micromódulos integrados. Basta ligar a central de automação na tomada, os dispositivos e cadastrá-los ao aplicativo por Wi-Fi e outras tecnologias – como o código QR.

Todo o processo requer poucas adaptações em paredes do imóvel, pois precisa da instalação de dimmers direto ao interruptor.

Diversas marcas fornecem ou possuem compatibilidade com outros periféricos que melhoram o controle da iluminação wireless, como drivers de LED e sensores.

Estes recursos dão um amplo leque de customização para profissionais mais projetistas, como arquitetos e designers de interiores. Com a dimerização integrada a sistemas de climatização e cortinas, que tal criar um ambiente que responde a iluminação externa?

Com o uso da automação sem fio isto será possível, além de tornar seus projetos luminotécnicos com consumo e intensidade diversificado para cada ambiente de casa.

Conclusão
A automação sem fio foi uma das grandes invenções do mercado de tecnologia residencial da década

Não temos dúvidas que a automação sem fio será o futuro da automação residencial. É significativo que os sistemas híbridos, em conjunto a esta tendência, têm ganhado espaço crescente nas soluções de automação high-end.

Sendo completamente sem fio, estes produtos mudam a relação do usuário com a tecnologia dentro do ambiente ou sua residência automatizada. Agora as soluções são mais ubíquas, naturais de se usar e acessível ao consumidor com qualquer nível de dificuldade.

E toda a inovação dos sistemas wireless não para por aqui.

Seus projetos de automação sem fio serão mais atrativos ao cliente, caso sua proposta ofereça a melhor experiência de consumo. Para isto, você precisará das soluções com as melhores interfaces de automação wireless disponíveis e soluções completas.

Gostou desta postagem? Cadastre-se agora no newsletter para receber atualização em sua caixa de e-mails e compartilhe em suas redes sociais!



Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.