Já pensou em trabalhar no mercado como um instalador de ar-condicionado, oferecendo soluções valorosas e realmente rentáveis ao seu negócio?
Esta proposta, – que chamaria a atenção de muitos técnicos antigamente – parece distante, por uma série de fatores. A concorrência intensa entre técnicos e autônomos, o barateamento dos serviços têm afastado diversas empresas do mercado.
Hoje, os instaladores de ar-condicionado precisam calcular seriamente o custo-benefício e o risco do empreendimento, antes de investirem no segmento.
Se a climatização não está no foco dos profissionais, é impossível negar como os ar-condicionados se tornaram essenciais para os consumidores. Sobretudo em um país tropical, como o Brasil, com variações extremas de temperaturas!
Os fatos são inegáveis: o mercado de ar-condicionado possui um valor de R$ 27 bilhões em 2017, segundo a ASBRAV. Não obstante, os ar-condicionados split passaram imunes da recessão, como um dos itens mais vendidos da linha branca de eletrodomésticos.
Para o instalador de ar-condicionado, as perspectivas são ainda mais positivas, considerando a retomada de crédito. Como consequência, grandes empreendimentos sairão à procura de profissionais para cobiçados projetos de climatização de alto valor.
No entanto, as novas condições exigem mais qualificação técnica e construções mais econômicas, o que pode ser alcançado com as soluções de automação residencial integrada aos projetos de climatização.
Que tal considerar ou voltar a investir neste segmento? Selecionamos boas razões que provam que esta é a hora certa para apostar em ar-condicionados inteligentes!
- Redução de consumo energético em escritórios
- Diferenciação para o mercado de climatização
- Customização do funcionamento de casa
Redução de consumo em escritórios

A redução do consumo energético é o maior benefício, sobretudo, para clientes com perfil corporativo. Os sistemas de HVAC respondem ao menos, por 10% do gasto energético anual – cerca de 33% apenas no setor comercial!
No Brasil, a climatização é feita principalmente por aparelhos de ar-condicionado split, baseada em condensadores externos e evaporadores internos. Como são dependentes de tubulação para gás refrigerante, interferem diretamente na estrutura de imóvel.
Para o instalador de ar-condicionado, os ambientes corporativos são comercialmente os mais interessantes. Como maioria dos escritórios são baseados em projetos de climatização multi-split, sua instalação é um serviço mais lucrativos ao instalador de ar-condicionado.
Pelo lado do cliente, a escolha por estes modelo é a mais acessível – custo médio por unidade de R$ 1700 – e mais eficiente que equipamentos de janela. Em termos de baixa ou potência energética, os split se sobressaem no menor consumo elétrico.
Mas, a eficiência total destes sistemas dependerá muito da competência do instalador de ar-condicionado em dimensionamento. Por exemplo, será que escritórios com vários equipamentos ligados à rede, com diversas configurações, estão, de fato, economizando?
Neste ponto, a automação é um complemento ideal, pois uniformiza o funcionamento de aparelhos às condições ambientes dos imóveis.
Por meio de sensores – que captam insolação – transmitem dados para centrais que adaptam o clima à temperatura apropriada. Todo o processo acontece por meio de radiofrequência infravermelha, reconhecendo o sinal de controles remotos dos aparelhos.
Com a automação corporativa no horizonte, sua empresa estará a frente dos demais concorrentes com uma proposta sustentável, econômica e de alto valor agregado.
Diferenciação do instalador de ar-condicionado

A automação se tornou um diferencial essencial para o instalador de ar-condicionado, a medida que o número de concorrentes aumenta progressivamente.
Não obstante, existe a percepção generalizada de queda de qualidade dos serviços por profissionais técnicos. Para estes, a entrada de instaladores desqualificados ou que baseiam seu diferencial em preço, reduziram as margens de lucro do setor.
Como saída, muitos instaladores têm pressionado pela criação de normas rígidas contra a prática. Embora a NBR 16280 exija a presença de profissionais qualificados em reformas com climatização split, a padronização de serviços parece distante.
Com esta perspectiva, a melhor iniciativa está na personalização e inovação tecnológica, valores devidamente alinhados com a automação residencial!
Hoje, os sistemas domóticos são plataformas simplificadas em instalação e acessíveis ao usuário, com um ótimo retorno no investimento. Com uma quantia mínima de 0,5 a 1%, os imóveis podem obter uma valorização de até 7% em seu preço.
Além disso, a capacitação como integrador de sistemas trará receita recorrente a sua empresa, através de serviços complementares à climatização.
O integrador possui treinamento técnico tanto de automação de iluminação quanto áudio e vídeo. Boa parte do conhecimento já faz parte do universo de técnicos e engenheiros, então não será um “bicho de sete cabeças” aprender estas técnicas.
Customização de funções da casa

A personalização do funcionamento de casa é um recurso ímpar da automação para a melhoria da qualidade de vida do consumidor.
Dentro de uma casa automatizada, os aparelhos de ar-condicionados estão ajustados a cortinas e persianas motorizadas. Caso os sensores detectam aumento da temperatura interna, seguintes comandos automáticos serão executados.
- Motores tubulares fecharão cortinas, diminuindo a insolação;
- Iluminação dimerizada será acesa, clareando cômodos do imóvel;
- O ar-condicionado será ajustado a melhor temperatura para o cliente.
Todos estes passos são pré-configurados ou ajustados em conjunto pelo usuário, a partir de cenas domóticas. Sem precisar de controles remotos, tudo pode ser ajustado direto de forma remota pelas interfaces!
Para o instalador de ar-condicionado, estes recursos traduzem em mais flexibilidade e capacidade de adaptar as ofertas, de acordo com o perfil de cada cliente.
Seja àquele mais inexperiente ou com orçamento enxuto, cada projeto terá o nível adequado às necessidades do cliente. Recorrendo à automação wireless, os sistemas ganham qualidade de controle comparável às soluções mais avançadas.
Hoje, é possível ir muito além dos comandos básicos, contando como a instalação de um sistema completo em interfaces de automação.
- Interfaces touchscreen, como smartphones e tablets;
- Comando por assistentes de voz, como Google Home e smartwatches;
- Interfaces de parede para cenas domóticas.
Do ponto de vista do negócio, o instalador de ar-condicionado terá em mãos uma solução expansível e lucrativa no longo prazo. O cliente pode iniciar com o controle de climatização, avançar para iluminação, segurança… as possibilidades são diversas!
Conclusão

A climatização inteligente tende a se expandir nos próximos anos, impulsionada pela demanda crescente por alternativas sustentáveis na construção.
No entanto, este objetivo só será alcançado com um serviço qualificado do instalador de ar-condicionado. O projeto de climatização é coisa séria, pois envolve alterações estruturais profundas na residência, além de segurança de instalações elétricas e hidráulicas.
E boa parte de ineficiência de climatização – que se traduz em desperdício de energia – é sim, culpa de serviços mal executados!
É impensável executar o planejamento de climatização sem pensar em conectividade. Os novos lançamentos oferece aplicativos próprios para monitorar o desempenho e controlar equipamentos, funcionalidades já existentes na automação residencial.
Mas lembre-se, que apenas uma solução de casa inteligente constrói de um sistema residencial integrado, oferecendo economia adaptada ao perfil de cada usuário.
Para o instalador de ar-condicionado, é questão de tempo para que parte das funções hoje presentes sejam requisitadas nas instalações do cliente. O mais importante agora, é que sua empresa esteja preparada para este novo mercado.
A melhor escolha é contar com uma solução com capacidade de integração total dos sistemas da casa, credibilidade e suporte ao integrador de automação.
Que tal começar se tornando um de nossos integradores? Conheça as vantagens e benefícios de nossas soluções de automação residencial.