Área do Integrador

O que você precisa saber antes de se tornar um integrador de automação

Tire suas principais dúvidas sobre a automação residencial e saiba as vantagens de ser um integrador de sistemas!

Se contarmos que existe uma maneira de valorizar seus projetos de construção e reforma, levando conforto, segurança e qualidade de vida de uma só vez, você acreditaria?

Semanalmente, recebemos diversos contatos de novos profissionais de todas as áreas da construção civil, buscando uma resposta a seguinte pergunta.

Afinal, como trabalhar com soluções em automação residencial?

Embora, muitos profissionais tenham contato com a Domótica durante a formação acadêmica, é no mercado que aprofundam seu conhecimento sobre smart home. É neste momento que muitos conhecem os fabricantes, os modelos de negócio e os integradores de sistemas.

Neste momento, uma série outras dezenas de dúvidas comuns surgirão sobre os produtos, cursos, sistemas, tornando tudo mais confuso.

Mas, não se preocupe! Criamos um guia com todos os passos para mostrar como se tornar um integrador de automação residencial.

  1. O que é um integrador de automação?
  2. É preciso fazer um curso para se tornar um integrador?
  3. Qual é o custo da automação residencial para clientes hoje?
  4. Quantas áreas posso explorar com os meus serviços de integrador?
  5. É possível lucrar com sistemas de automação residencial?
1. O que é um integrador de automação?
Integrador de Automação no Quadro

Primeiro, vamos fechar uma questão essencial sobre competências e responsabilidades para iniciarmos este guia.

No mercado brasileiro de automação residencial, os protagonistas de instalação são os integradores de automação.

O integrador é uma empresa ou profissional responsável pela prestação de serviços relacionados às soluções de automação residencial, em diversos níveis:

  • Instalação física, montagem e testes de equipamentos;
  • Consultoria, treinamento e assessoria a terceiros, como construtoras, incorporadoras e usuários;
  • Elaboração e entrega de projetos de estrutura;

Estas funções técnicas são básicas para os principais modelos de negócios presentes no mercado brasileiro de automação residencial. Segundo a Aureside, existem cerca de 2000 integradores cadastrados em seus registros.

No entanto, as principais fabricantes formam seus próprios profissionais certificados, com seus valores e capacidade comercial para venda ao consumidor.

Para isso, as políticas comerciais adotadas, levam em conta a capacidade operacional, área de atuação, cases e status das empresas.

No lado do cliente, o integrador é o representante de vendas em uma região específica, fazendo os serviços de comercialização direta aos consumidores. Também é através dele que será feito todo o treinamento e projeto orientado ao usuário.

Em relação a formação acadêmica prévia, não há exigências curriculares para ser um integrador de sistemas.

Contudo, os profissionais de construção e das demais áreas da engenharia se sobressaem pela familiaridade com normas, gerenciamento e elaboração de projetos.

2. É preciso fazer um curso para se tornar um integrador?
Curso de Integrador de Automação

Sim, é essencial!

Como falamos no tópico anterior, as empresas de automação residencial apostam em seu próprio modelo de certificação para formar profissionais.

Mais do que habilitar profissionais tecnicamente, as certificações qualificam os integradores para atuar comercialmente e vender o produto ao consumidor.

A Neocontrol realiza a qualificação completa de seus integradores, totalmente focada na solução de automação residencial Module. Neste curso, você saberá todos os detalhes técnicos para automação cabeada de grandes dimensões e instalação de sistemas wireless e híbridos.

Hoje, os nossos treinamentos habilitam o integrador de automação residencial para trabalhar com todas as funcionalidades de sistemas domóticos.

Além disso, nosso módulo apresenta estratégia de vendas e formas de persuadir seu cliente sobre os valores de conforto, segurança e economia.

Caso considere uma solução mais inicial, o Minibox Wi-Fi é a opção. Este sistema de automação tem treinamento online que acompanha seu starter kit, um box com os principais dispositivos de automação.

Independente de sua capacidade operacional ou solução escolhida, você saberá como construir uma casa inteligente completa. Vale a pena apostar em uma boa qualificação!

3. Qual é o custo da automação residencial para clientes hoje?

O custo de automação residencial é variável, pois os sistemas de casa inteligente atendem a projetos de qualquer complexidade. Além disso, dependerá bastante da capacidade da solução de automação residencial escolhida.

Principalmente, devido ao poder de flexibilidade e adaptação proporcionado com a consolidação dos sistemas de automação wireless.

Graças à automação sem fio – baseados em conectividade wi-fi, interoperabilidade e gerenciamento mobile – a instalação se tornou muito mais fácil. Outras vantagens importantes foram o barateamento do custo de produção e do produto final ao consumidor.

O usuário, sem dúvidas, ganhou muito na última década, pois viu sistemas complexos se tornarem produtos de alta usabilidade e mobilidade ao alcance de seu bolso.

Hoje, os projetos de automação mais simples tem um custo inicial de R$ 3.000 a R$ 7.000 ao consumidor. Contudo, este é um valor hipotético, variável com a quantidade de sistemas residenciais incorporados ao projeto final.

Lembre-se: nem sempre a solução mais barata quer dizer a melhor opção.

A proposta de valor de sustentabilidade da plataforma é um exemplo claro disso. O impacto de redução na conta de energia elétrica quando todos os sistemas estão integrados em uma mesma smart home.

Além disso, é necessário contar com sistemas de alta qualidade e suporte local para sua solução. Esse é especialmente, um fator-chave no mercado de automação de áudio e vídeo.

4. Quantas áreas posso explorar com os meus serviços de integrador?
Integrador em Instalação de Rede

Atualmente, um integrador pode explorar até cinco áreas de sistemas residenciais!

Porém, este é um fator que depende exclusivamente da capacidade de conectividade, performance e equipamentos de cada solução de automação residencial.

Basicamente, os sistemas inteligentes trabalham com protocolos de radiofrequência, que operam na integração de todos os dispositivos utilizados no projeto – centrais e dispositivos.

No entanto, também existem marcas que apoiam a criação de ecossistemas de marca. Estas, criam hubs com suporte a diversos protocolos ou criam os seus, autorizando empresas terceiras de periféricos e eletrodomésticos a utilizarem a mesma frequência.

Assim, as empresas fabricantes viabilizam seus sistemas e os consumidores ganham produtos de alta capacidade de integração.

Por exemplo, nossas soluções de automação residencial trabalham com cinco pilares de automação residencial. Ou seja, nossos sistemas possuem capacidade de automatizar iluminação, climatização, segurança, sistemas de áudio e vídeo e motorização de cortinas.

Desta forma, a automação residencial agrega enorme valor ao profissional em contato inicial com as casas inteligentes:

  • Expansão de mercado: fornece capacidade para atuação em mercados relacionados a sistemas residenciais, nas mais diversas faixas de orçamento;
  • Qualificação: torna seu serviço de instalador inovador, com opções de comando em smartphones, tablets e smartwatches;
  • Diferenciação: torna seu serviço completamente diverso em relação aos demais profissionais do mercado.

Clique no link e conheça mais sobre outras possibilidades de novos nichos de automação.

5. É possível lucrar com sistemas de automação residencial?
Lucro do Integrador de Automação

Sim, a automação residencial oferece diversas frentes lucrativas para integradores certificados.

O mercado de alto padrão já possui perfil de consumo ou experiência com sistemas de automação residencial. Este público-alvo possui maior aceitação e reconhecem valor de inovação inerente à casa inteligente, sendo mais suscetível a instalações completas de sistemas domóticos.

Como resultado, o integrador pode oferecer projetos integrados com valores mais altos, além de prestação de serviços diferenciada, como segurança residencial.

Tudo isso, pode ser uma porta de entrada para outras tecnologias. Você também pode oferecer produtos mais avançados, como assistentes de voz inteligente.

Outro campo interessante, a automação corporativa é uma mercado prático para integradores.

Hoje, o desperdício no consumo de ar-condicionados e iluminação em escritórios é um problema que as empresas buscam evitar a todo custo. Estima-se que o ar-condicionado responda por 22% de toda energia elétrica desperdiçada no Brasil!

O que muitos clientes não sabem, é que os sistemas de automação, reduzem grande parte do custo de energia, gerenciando iluminação e climatização em conjunto.

Para o instaladores de ar-condicionado, a utilização é um grande fator para ganhar mais. O mercado brasileiro está saturado com serviços de baixa qualidade e produtos muito parecidos.

Com uma solução de automação completa, o sucesso de valor é certo. Além da dimerização, ar-condicionados com potência regulada, você pode orquestrá-las com persianas e toldos. O custo pode ser ainda menor, com uma instalação via automação wireless.

Conheça aqui, outras oportunidades do mercado de automação residencial interessantes ao integrador.

Conclusão
Integrador de Automação Instalando

Nesta postagem, exploramos algumas das principais dúvidas que os futuros profissionais integradores de sistemas possuem quando tomam interesse na automação residencial.

Apesar disso, conseguimos explicar os primeiros passos para viabilizar seu negócio, a partir do case de nossas próprias soluções de automação residencial. Agora, é hora de entrar no promissor mercado de casa inteligente.

Em 2016, o mercado atingiu valor estimado de 1,6 bilhão, registrando crescimento de 30% até 2014, segundo a Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee).

Embora o desenvolvimento do mercado brasileiro esteja acelerado, estamos longe do cenário em que o integrador de sistemas será excluído.

As principais empresas apostam em soluções afastadas do perfil americano – com exceção da segurança residencial – pois, os consumidores brasileiros estão longe do perfil de automação exclusivamente faça-você-mesmo.

Sem dúvidas, a hora de se tornar um integrador, é agora!

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações direto em seu e-mail!




Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.