Área do Integrador

NotíciasSistema de iluminação inteligente: 3 boas razões para utilizar agora!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Optar por um sistema de iluminação inteligente pode ser um recurso imprescindível para a sustentabilidade, beleza e eficiência de seus projetos luminotécnicos. Confira!

A Luminotécnica – o estudo da aplicação de iluminação em ambientes -, é realmente uma ciência promissora para os diversos profissionais de construção.

Seu objetivo em planejar espaços iluminados únicos para o bem-estar de moradores, tornou esta área dinâmica, assim como as atualizações às tendências constantes deste segmento.

Hoje, podemos afirmar que o Brasil já possui um dos setores mais robustos do mundo, tanto em consumo quanto em fabricação. O país é o sétimo maior consumidor mundial de energia elétrica e conta com mais de 600 indústrias, segundo a associação Lux Brasil.

Sem dúvidas, uma perspectiva que favorece revendedores e instaladores de iluminação residencial!

No entanto, as condições do cenário energético atual tem modificado as preferências dos consumidores. O encarecimento das tarifas e a escassez de recursos, está levando a atenção dos clientes para projetos econômicos e não prejudiciais ao meio-ambiente.

Existiria então, uma maneira eficiente de poupar energia eficientemente e sem perder a beleza e diferenciação do seu projeto luminotécnico?

Se você pensou na automação residencial, você está correto! A utilização de um sistema de iluminação inteligente pode ser um importante aliado para alcançar estas metas. Nesta postagem, propomos três motivos para incorporar de vez esta solução em seus serviços!

Economia com dimerização de luminárias

Lâmpadas inteligentes são essenciais em um sistema de iluminação inteligente

O controle total de automação ao usuário faz da dimerização de luminárias, o principal recurso inteligente contra o desperdício energético.


Basicamente, o método faz a variação da intensidade luminosa a partir do controle de cargas em saída de energia. Os dispositivos controladores então, reduzem e aumentam na tensão da fonte, customizando o funcionamento da luz.


Contudo, em um sistema de iluminação inteligente estes periféricos atuam integrados a sensores que se comunicam por sinais elétricos. Por fim, microcontroladores dos aparelhos enviam os dados para centrais, proporcionando o controle sobre toda a automação.


A economia total obtida com a dimerização é bastante impreciso, por diversos fatores na construção do sistema de iluminação inteligente. Existem estimativas otimistas de que a economia de luz pode chegar em até 35%, integrada com climatização.


No entanto, existe uma relação proporcional entre economia obtida por cada lâmpada dimerizada e seu tempo de vida. É o que o quadro abaixo demonstra: quanto maior a dimerização, maior a duração da fonte luminosa.

Economia por lâmpada dimerizada em sistema de iluminação inteligente

O resultado é ainda maior, dependendo da categoria de iluminação escolhida no projeto luminotécnico. A dimerização em LED consegue a melhor poupança energética, com ausência de emissão de cor e alta reprodutibilidade de cores.


Já outros modelos – como fluorescentes -, dependerão de reatores eletrônicos, o que pode encarecer o custo final no orçamento. Por isso, vale a pena comparar os preços e discutir com seu cliente qual será a melhor solução para o seu sistema de iluminação inteligente.

Facilidade de instalação e gerenciamento

Gerenciando sistema de iluminação inteligente pelo smartphone

Para revendedores, o investimento em um sistema de iluminação inteligente é uma ótima oportunidade para oferecer soluções de real valor aos clientes.

Mesmo que você não seja um expert em instalações elétricas, você pode se tornar um integrador de automação qualificado!

Devido ao avanço da automação wireless, é possível aliar baixa complexidade de produto e preço acessível ao consumidor. Pelo custo de instalação quatro vezes menor do que um sistema cabeadoem média, a partir de R$ 15 mil -, é possível criar projetos completos.

Em suma, os mesmos recursos encontrados em avançadas soluções high-end, estão presentes em versões reduzidas nos sistemas sem fio.

Hoje, a tecnologia de módulos dimerizáveis e relés para acionamento de cargas permanece como principal método para controle de eletricidade. Contudo, em versão reduzida e discreta, instalado direto em caixas e sem comprometer a infraestrutura de casa.

Não menos importante, destacamos seu modelo descentralizado de processamento de dados gerados na captação ambiente e transmitido com auxílio de centrais de automação. Estes equipamentos são facilmente plugados na tomada e conectados a internet wireless.

Com este recurso, é possível economizar tempo e investí-lo na integração de luminosos e periféricos de acionamento, como interruptores inteligentes e pulsadores de comando.

Para o gerenciamento do sistema de iluminação inteligente, não precisa se preocupar com conhecimentos de programação de aplicativos! Muitas soluções contam com aplicações desenvolvidas de fábrica, com comandos intuitivos e layouts prontos.

Customização com cenas domóticas

Comando de cenas em sistema de iluminação inteligente

Se você pensa em personalizar múltiplos ambientes de imóveis, as cenas domóticas são a configuração certa para os seus projetos!

As cenas são conjuntos de comandos que correspondem ao gerenciamento de todos os sistemas residenciais automatizados. Ou seja, o controle de cargas energéticas em iluminação, sinal infravermelho, protocolos de radiofrequência entre dispositivos e centrais.

Em sua maioria, as melhores soluções de casas inteligentes oferecem esta funcionalidade em suas habilidades gerais. Outros sistemas permitem seu agendamento de acordo com as preferências do usuário e desligamento total de cargas, denominada master-off.

Na Luminotécnica, as cenas domóticas são um complemento a nível de customização, mas sobretudo, com foco na sustentabilidade.

Os projetos de iluminação podem ser pensados junto a automação residencial, não mais isolados da arquitetura do imóvel. Um exemplo são aqueles voltados para a automação de home theater, com iluminação dedicada, climatização controlada e projetores de tela.

Para conter o desperdício geral, você pode preparar previamente cenas para situações do dia, ajustadas ao dimensionamento de ar-condicionados e exposição da casa à insolação.

Quando este fator incidir sobre o imóvel, o cliente só precisará acionar seu sistema de iluminação inteligente para ter o máximo conforto, gastando o mínimo possível. Além destas funcionalidades interessantes para oferecer em automação.

  • Simulação de presença em ambientes internos;
  • Iluminação externa para segurança em saídas e garagens.
  • Uso de cortinas motorizadas, para aproveitamento de luz externa.

Conclusão

Integradores de Automação Residencial

Nesta postagem, demonstramos motivos de sucesso para associar Luminotécnica e automação residencial, criando projetos de iluminação realmente valorosos ao cliente.

Para uma instalação apropriada de um sistema de iluminação inteligente, contudo, é preciso analisar diversos outros fatores. Muitos deles já abordamos em artigos anteriores, em especial na que falamos sobre dicas para a eficiência em projetos luminotécnicos.

Além de todas as vantagens destacadas, lembramos que o profissional capacitado pode oferecer serviços complementares, como a instalação de ar-condicionados e cortinas.

E você pode ir muito mais longe: com um sistema de casa inteligente realmente completo, terá condições técnicas para instalar dispositivos de segurança, equipamentos de áudio e vídeo e até sistemas hidráulicos, como irrigação de jardins.

Se você está convencido de que um sistema de iluminação inteligente é a melhor opção para seu negócio, que tal se tornar um profissional de automação? Conheça aqui mais sobre os benefícios de ser um integrador de sistemas e continue sua jornada!

Quer saber mais sobre automação residencial? Assine agora nossa newsletter e receba nossas notícias de blog em seu e-mail!



Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

r.ramos