Área do Integrador

Por que oferecer um sistema de segurança residencial com automação?

Conheça três ótimas vantagens em utilizar soluções de automação integrada a um sistema de segurança residencial.

Nunca o ditado “é melhor prevenir do que remediar” foi tão levado a sério, em matéria de smart home.

O segmento de soluções inteligentes mais bem sucedido no Brasil – com crescimento anual de 8% – é o de sistema de segurança residencial.

O número crescente de empresas neste setor é um reflexo do sucesso impressionante da tração deste mercado. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), existem mais de 26 mil integradores em operação.

Devido ao custo baixo de entrada e instalação fácil, os consumidores se tornaram rapidamente maduros às novas tecnologias. Hoje, muitos daqueles que começaram de forma autônoma com câmeras e alarmes simples, buscam sistemas preventivos avançados.

No entanto, a evolução do mercado tem concentrado o setor de instaladores em poucos fabricantes, tornando a oferta pouco diferenciada.

Se você é um instalador, talvez isto não afete suas vendas no curto prazo. Mas já pensou como este cenário pode reduzir o valor de seu negócio? O preço das soluções estão caindo cada vez mais e os modelos faça-você-mesmo estão ganhando espaço.

Por isto, destacamos três razões para combinar sistema de segurança residencial e controle de casa integrado, em uma solução de automação residencial.

Público-alvo preparado para uma oferta de valor em automação
sistema-de-segurança-residencial

Muitos negócios lutam pelo público-alvo ideal e chegam até a ajustar sua própria solução para atingir o fit do cliente.

Se sua empresa de sistema de segurança residencial é muito provável que você já possua este perfil em sua carteira de clientes.

Acredite, os usuários de sistema de segurança residencial são excelentes oportunidades para a oferta de automação. Este segmento reúne maioria dos elementos necessários para adaptação a uma smart home, como assertividade a tecnologia e orçamento.

Falemos primeiro sobre a adaptação deste segmento para a tecnologia de automação.

A experiência com o sistema de segurança residencial facilita a adaptação ao controle por aplicativo mobile da automação. Muitas soluções do mercado utilizam gerenciamento remoto via smartphone, para visualização de câmeras e status de entradas.

Em uma smart home, o usuário terá opções de ajustes similares para habilitar dispositivos, além da opção de cenas – comando conjunto de dispositivos.

Este recurso é interessante, pois permite programar “simulações de presença”, criando a impressão de que a residência está sempre ocupada.

Além disso, é possível gerenciar a iluminação externa de forma econômica por meio de dimerização de luz e sensores de presença. Assim, o usuário não precisa deixá-las acesas todo o tempo ou ainda, pode mantê-las ligadas em baixa potência, sem alto custo.

O ponto positivo é que uma vez integrador, você pode criar diferentes ofertas de automação enxutas para clientes, sobretudo mais novos e com orçamento menor.

Por exemplo, utilizando sistemas de automação 100% wireless que estão restritos à alarmes, sensores de entradas e câmeras IP. Assim, você criará instalações sem gastos com obras de infraestrutura e introduzindo o cliente neste tipo de tecnologia.

Instalação fácil associada aos sistemas de segurança
Equipamentos para Instalação de Sistemas de Segurança Residencial

Um sistema de segurança residencial avançados possui recursos de comando e instalação técnica com similaridades com soluções em smart home.

Obviamente tudo começa com a escolha do sistema de automação residencial ideal: wireless ou cabeado?

As soluções high-end prescindem de cabeamento de energia e rede segregados, para conectar dispositivos aos sistemas. Esta necessidade torna-os mais caros, mas garantem performance de controle e mais periféricos específicos de segurança como:

  • Interfaces de acesso;
  • Leitores de biometria e retina;
  • Câmeras de vídeo cabeadas.

Além disso, garantem o funcionamento sem interrupções, quando associados à sistemas de recuperação de energia (nobreak).

Por outro lado, os sistemas wireless prescindem de conexão com central de automação. Para a operação com os demais dispositivos – sensores de entradas, sirenes e câmeras – são utilizados métodos como bluetooth, código QR ou cadastro de IP no aplicativo.

A utilização de automação sem fio é apropriada para aqueles que preferem a ubiquidade.

Contudo, também oferece funções interessantes para perfis mais comerciais. O controle de cortinas motorizadas e climatização, por exemplo, é opção para automatizar escritórios.

Logicamente, o funcionamento não está isento de um estudo prévio sobre espaço automatizado!

Para a instalação da automação você precisará de um planejamento de infraestrutura similar a um diagrama, para distribuir seus dispositivos. O plano conterá toda a estrutura de cabeamentos, módulos de endereçamento, relés e sensores.

É primordial que seus dispositivos de segurança estejam em pontos de baixa vulnerabilidade ao vandalismo e que proporcionem uma visão 360º do espaço.

Da mesma forma, o projeto integrado de automação, precisa traduzir as necessidades de do cliente, do projeto arquitetônico e elétrico de uma residência.

Para qualificar seus serviços, você deve recorrer a um curso de integrador de sistemas. Atualmente, as principais empresas do mercado certificam de forma técnica e comercial seus profissionais, oferecendo apoio para promoção de suas soluções.

Explore novos nichos do mercado com a automação residencial
Camera IP em Sistema de Segurança Residencial

Diferente de um sistema de segurança residencial, restritos a uma função específica para o consumidor, as soluções domóticas são produtos expansíveis.

Mas o que isto representa do ponto de vista do seu negócio?.

Uma vez instaladas, as soluções de automação residencial podem agregar novos sistemas sem prejudicar seu desempenho ou a experiência do consumidor. Isto é o que chamamos de escalabilidade, onde novas entradas não interferem no processamento de dados.

O valor da automação é demonstrado, sobretudo na economia doméstica e customização do espaço interno, mas em primeiro plano, no conforto ao usuário. A curva de aprendizagem através de suas mais diversas interfaces é relativamente curta.

Funcionando como “porta de entrada”, as soluções facilitam a exploração de novos nichos do mercado, muitos inacessíveis à empresas de segurança. Dentre eles, destacamos:

Este universo de áreas de atuação são bastante contextuais à nova economia global que está surgindo. O uso de tecnologia verde é uma tendência que permeia cada vez mais o campo da construção civil, carente de produtos que reduzam seu alto impacto ambiental.

Além disso, a engenharia busca tornar construções “universais”, qualidade que denominamos como acessibilidade. Levar o controle de casa aos usuários, por diferentes interfaces é um contexto muito pertinente às soluções de smart home.

Principalmente com o envelhecimento populacional, a automação é cada vez mais aceito pelo seus recursos de monitoramento, autonomia e prevenção de incêndios e acidentes.

Enfim, falemos da abertura para o mercado de design de interiores. O interesse crescente em associar decoração integrada ao estilo de vida urbano abre um leque de possibilidades aos integradores de segurança.

Conclusão
Termostato para Automação Residencial

A recorrente utilização de sistema de segurança residencial desenvolveu um público maduro para tecnologias inteligentes em casa e acreditamos que o próximo passo é sua adaptação à automação residencial plena.

Como demonstramos aqui, os instaladores de segurança tem uma excelente chance para investir no mercado e expandir sua área de atuação.

Caso esteja fazendo o caminho inverso – entrando no mercado de segurança – os recursos dos de segurança da automação proporcionam um bom teste. Você pode explorar o setor, sem o ônus de alto custo de entrada e explorando segmentos tipicamente low-end.

Nosso conselho é iniciar com um sistema completo que trabalhe com todos os pilares de automação – climatização, segurança, iluminação, cortinas, áudio e vídeo – e reconhecimento no mercado.

Como? Conhece clicando no link, sobre as soluções de automação wireless da Neocontrol.



Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.