Área do Integrador

Como utilizar a tecnologia IR em seus projetos de home theater?

Saiba como tornar seu projetos de home theater muito mais completo com sistemas de automação residencial

Personalize aos máximo seus projetos de home theater com o IR

É possível integrar sistemas de home theater, oferecendo uma verdadeira experiência de áudio e vídeo de cinema para seu cliente?

Construir uma sala multimídia é um dos desejos mais ambiciosos de quem investe na reforma de salas.

É necessário que seu projeto apoie às necessidades de conteúdo do cliente, hoje disponível em aplicativos de streaming e na Internet. Em outra mão, é inaceitável que seu cliente lide com até SEIS controles remotos em uma sala com home theater!

E para ser justo, elaborar instalações de home theater nem sempre é uma tarefa das mais fáceis.

Devido à variedade de marcas com “ecossistemas” próprios, muitos produtos possuem compatibilidade de entrada e pareamento limitados entre aparelhos.

A solução passa, então, por adquirir produtos de uma marca só, ficando refém do universo de uma empresa específica.

Ou então, gastar tempo e dinheiro em uma jornada para buscar receivers, caixas e amplificadores compatíveis para o melhor aproveitamento do projeto.

Todas estas questões podem ser resolvidas, com uma solução em automação residencial em seus projetos de home theater.

Graças ao uso da tecnologia infravermelho, os sistemas domóticos oferecem integração total entre equipamentos de áudio e vídeo ao consumidor.

E mais: associada à uma instalação expansiva, é possível controlá-los em conjunto com luz, climatização e cortinas e persianas motorizadas. Sem dúvidas, uma porta de entrada ideal ao cliente iniciante, com flexibilidade e inovação aos mais exigentes destas tecnologias.

Neste post, mostraremos por que utilizar nossas soluções para transformar seus projetos de home theater em vendas de valor agregado e escalável para consumidores de áudio e vídeo.

Entendendo a tecnologia IR

A tecnologia IR é um dos métodos de controle de equipamentos mais difundidos, mesmo com a expansão do bluetooth e wi-fi.

Afinal, o infravermelho é imune a interferências, possui custo baixo de equipamentos emissores e receptores e oferece praticidade ao usuário.

No espectro eletromagnético, a radiação infravermelho é imperceptível ao olho humano, possuindo baixo comprimento de onda.

No entanto, maioria de equipamentos controláveis utilizam a radiação infravermelho curta, abrangendo um comprimento de 0,75 a 1,4 micrometros. Nesta faixa do espectro, a baixa frequência permite automação em distâncias médias de 10 metros.

Basicamente, os controles remotos funcionam através de transmissores integrados a LED para emissão de códigos binários em forma de pulsos de luz.

Quando um usuário pressiona uma função do controle, o circuito integrado envia o código binário específico para o fotodiodo e suas lentes emissoras.

Em outra ponta, os receptores captam a frequência em transistores e certificam se o pulso corresponde ao protocolo cadastrado e transformam-o em sinal elétrico. Enfim, o sinal é enviado ao microprocessador, fazendo o equipamento responder ao comando pressionado.

De forma similar, os sistemas de smart home utilizam o infravermelho por dois escopos: utilizando códigos IR salvos na central da solução e por dispositivos IR externos integrados para o comando de projetos de home theater.

Por meio do software de automação, é feito o cadastramento dos códigos infravermelhos de aparelhos áudio e vídeo e ar-condicionado. Este processo – denominado learning -, permite o pareamento automático entre central e periféricos.

Para habilitar os equipamentos de seu projeto, toda integração será feita entre dispositivos emissores e receptores de infravermelho.

Como utilizar blasters e módulos IR em seu projeto
Micro IR Dispositivo de Automação Minibox WiFi e Module

O grande diferencial das soluções Neocontrol está na flexibilidade de opções de instalação e configuração de comandos em centrais de automação.

Hoje, nossos dispositivos permitem que os integradores ofereça projetos de home theater e climatização adaptado às exigências do usuário, expansível e para qualquer limitação física de espaços residenciais e corporativos.

Para a instalação física de seus projetos de home theater, nossas soluções contam com três tipos de emissores infravermelhos.


  • Emissores IR individuais;
  • Blasters;
  • Micro IR;

Os emissores individuais são LED de baixa potência, conectados diretamente a entrada de aparelhos a serem automatizados. Também chamados de “olhos”, estes equipamentos são discretos e fixados diretamente nos equipamentos.

Os blasters são emissores omnidirecionais para comando de múltiplos aparelhos em um mesmo sistema de home theater. Utilizando alta potência, permitem a configuração de até 72 funções de infravermelho, quando integrado ao canal de sua solução escolhida.

Com funcionamento plug and play, são excelentes para projetos de home theater wireless, devido a possibilidade de customização ofertada.

Por último, se você quer capacidade wireless aliada à integração de muitos equipamentos de áudio e vídeo , indicamos o Micro IR.

Projetados para instalações práticas, estes micromódulos contam com dois canais para emissores IR individuais e omnidirecionais com até 255 códigos memorizados para automação. Tudo de maneira sustentável, com alimentação por ligação ao cabo neutro e fase.

Além disso, o Micro IR é fácil de configurar. Basta conectá-los à plataforma de sua solução e habilitá-los aos ambientes de automação por código QR para cadastramento de equipamentos.

Com sua rede de dispositivos instalada, seu sistema estará pronto para configuração de aparelhos de áudio e vídeo e ar-condicionados. Saiba como este processo é fácil de fazer!

Learning: cadastrando seus aparelhos

Ao finalizar a instalação de dispositivos, é hora de cadastrar as funções dos equipamentos de seu projeto através de learning.

Este processo é responsável por habilitar o ajuste de aparelhos, através de inserção de códigos IR nos softwares de automação. Com o cadastramento dos binários, as funções individuais presentes nos controles ficarão também habilitadas em qualquer interface do usuário.

No entanto, nem todos os sistemas disponíveis oferecem estes recursos de forma prática ao integrador como a Neocontrol.

Tanto o Module quanto o Minibox Wi-Fi, possibilitam o cadastramento manual e aprendizado de códigos em seus softwares e aplicativo de automação.

O Module Data permite o cadastramento de códigos infravermelho e serial, para troca de dados binários em RS-232. Você pode integrá-los automaticamente, através de learning sequencial ou manualmente, como no exemplo abaixo.

Caso não tenha os códigos para funções, não tem problema. O software possui um banco de dados com mais de 270000 códigos IR de diversas marcas e aparelhos do mercado.

Igualmente, seus projetos de home theater wireless possuem integração total pelo aplicativo da automação.

O Minibox Wi-Fi oferece três modos de configuração de sua automação de áudio e vídeo.

  • Configuração manual, com inserção de código IR;
  • Banco de dados;
  • Captura de infravermelho.

Confira como fazer o pareamento de micromódulos e configuração de infravermelho do Minibox Wi-Fi no vídeo abaixo.

Conclusão
Simulando Projetos de Home Theater com Automação Neocontrol

Se você quer tornar seus projetos de home theater e climatização diferenciados, chegou o momento de investir em automação residencial.

Por que achamos que esta é a hora mais apropriada?

Tendo em vista o conforto que uma smart home oferece aos seus clientes, seus projetos de áudio e vídeo serão potencializados, aliando todos componentes que um morador precisa.

E melhor: com o preço apropriado para cada tipo de projeto requerido. Hoje, os sistemas wireless custam 1% de uma obra e custo de entrada baixo em relação ao custo-benefício que oferecem.

Graças ao agendamento de cenas e ambientes, seu cliente terá sistemas de iluminação, climatização e áudio e vídeo em mãos. Com poucos ajustes no smartphone ou tablet, é possível criar uma experiência de cinema ao consumidor.

A automação é um campo que valoriza todas as especializações no mercado de construção civil hoje. No arquitetura, por exemplo, os sistemas domóticos são uma opção para expandir a acessibilidade de escritórios e apartamentos.

Para engenheiros elétricos, nem se fala! Ao se tornar um integrador, você terá autonomia para instalar, oferecer manutenção de rede e auxiliar construtoras, arquitetos e decoradores.

Então, que tal contar com estas soluções em seus serviços profissionais, hoje mesmo?

Há 14 anos, a Neocontrol fornece soluções de smart home integradas para automação de alta qualidade para o mercado nacional. Mensalmente, formamos profissionais que atuam como integradores no fornecimento, manutenção e instalação de sistemas em todo o Brasil.

Só a Neocontrol oferece exclusiva automação de cortinas e persianas por Rádio Tecnologia Somfy, a maior fabricante mundial em tubulação de motores do mundo.

Inscreva-se em no formulário abaixo e adquira seu starter kit Minibox Wi-Fi para começar com uma box completo para automação residencial.




Empresa Beneficiada pela Lei de Informática nº 8248/91
Nossa Politica é : “Fornecer produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes e do sistema de gestão da qualidade comprometidos com a sua melhoria contínua”.

Já vai? Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Guia Completo de Automação Residencial e Gestão de Vendas!

Preencha e baixe agora mesmo.